Festival gastronômico deve elevar em 20% demanda turística de Itacaré, diz Setur-BA

Setur-BA - festival gastronômico ItacaréItacaré já tem 80% de ocupação nos hotéis

Cerca de cinco mil turistas devem visitar Itacaré (BA) por conta do Sabores de Itacaré, que vai de amanhã (12) a domingo (15). O festival gastronômico reúne, durante quatro dias, 40 restaurantes, que levarão pratos especiais para o encontro. Completam a programação aulas de culinária e feiras de artesanato e de produtos da agricultura familiar. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo da Bahia (Setur-BA), que apoia o encontro, a estimativa é que o fluxo turístico local suba 20%.

O tema do evento é a “Gastronomia de Raiz”, que vai inspirar os pratos criados pelos 40 restaurantes participantes. De acordo com a prefeitura local, a ocupação hoteleira já está em 80% por conta do festival, podendo chegar 90% com as reservas de última hora. Para ajudar, segundo a Setur-BA, a Bahia ganhou 411 voos extras neste mês de julho.

Setur-BA: ocupação

No Terra Boa Hotel Boutique, por exemplo, a expectativa é de 100% de ocupação. De acordo com Daniela Santos, analista comercial da unidade, São Paulo, Minas Gerais e Brasília formam os principais mercados emissores na data. Ainda assim, destaca a executiva, há também um fluxo regional, com visitantes de municípios baianos como Ilhéus (BA).

Já na pousada Portal da Concha, todas as 20 habitações também devem ser reservados até o fim de semana por baianos de cidades como Salvador, Jequié e Valença. Segundo a recepcionista Áurea Martins, a taxa atual é de 70%, mas a busca é crescente, o que faz acreditar na ocupação total do empreendimento.

O Festival Sabores de Itacaré tem curadoria da chef Elíbia Portela. A lista dos restaurantes participantes, bem como pratos e preços, encontra-se disponível no site do evento.

(*) Crédito da foto: Márcio Filho/MTur

Comentários