De João Pessoa, Paraíba*

Leo Charamba e Alex Alencar, proprietários do Camila's Restaurant

A reportagem do Hotelier News ficou intrigada quando se deparou com o balcão do Camila's Restaurant no estande USA no Festival JPA. Por que um restaurante dos Estados Unidos estaria expondo em uma feira de turismo no Brasil? A resposta veio quando abordamos Alex Alencar e Leonardo Charamba, que estavam atrás do balcão. "É que 50% do nosso movimento no restaurante de Orlando 
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— há uma outra unidade em Miami 
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— é oriunda das agências de viagem brasileiras", explicou Charamba.

Com capacidade para 380 pessoas, a unidade do Camila's em Orlando recebe diariamente, na alta temporada, cerca de 4 mil pessoas. "A maioria são turistas e residentes brasileiros da região", disse o proprietário.

Segundo Charamba, a razão do sucesso do estabelecimento é a falta de opções da verdadeira comida brasileira no destino mais visitado pelos turistas tupiniquins. "A maioria dos turistas fica uma semana em Orlando. No fim do segundo dia eles querem comer uma comidinha bem caseira, e não mais sanduíches, pizzzas ou hamburgueres. Somos a solução das necessidades gastronômicas deles", comentou.

O sucesso do Camila's é tanto que o engajamento nas redes sociais chega a um bilhão de pessoas. "Além de oferecermos a gastronomia brasileira, somos como uma embaixada para os brasileiros. Temos contatos de médicos, motoristas e outros profissionais. Quem precisa de algo, recorre a nós", revelou.

Camila's Restaurant: uma história de sucesso

Com mais de 25 anos de história, a trajetória de sucesso do Camila's começou em 1989, quando os portugueses radicados no Brasil, Manoel Briote e Brasília Briote, fundaram o Camila´s Restaurant em Miami.

O paraibano Alex Alencar e o pernambucano Leonardo Charamba, atuais sócios no Camila's, começaram suas histórias nos Estados Unidos, como muitos brasileiros: em busca de uma oportunidade de emprego. Migraram para o país e o primeiro emprego deles na Terra do Tio Sam foi como ajudantes de cozinha. Em 1997, Leonardo começou a trabalhar como garçom na unidade de Orlando do Camila's, inaugurada em 1994. Entre vindas e idas entre o Brasil e Estados Unidos, em 2005 ele já era chefe dos garçons. Dois anos depois, assumiu a gerência do Camila's de Orlando, onde conheceu Alex, que também ganhava espaço e experiência na empresa ao longo dos anos. Em 2009, assumiram juntos a gerência da unidade de Orlando.

A surpresa veio em 2012, quando Briote decidiu vender o negócio e não pensou em ninguém além da dupla, que fez um trabalho primoroso no restaurante. A partir daí, os passos dos dois foram em direção a um sucesso ainda maior.

Diferencial do Camila's Restaurant

No buffet, comidas típicas, como feijoada, churrasco, vaca atolada com polenta frita, tutu à mineira e bobó de camarão. No Camila's, os clientes ainda encontram um buffet variado para se servir a vontade com mais de 14 tipos de saladas, 12 opções de pratos quentes, carnes, grelhados, sobremesas. Guaraná, caipirinha e o famoso cafezinho brasileiro também estão lá. A refeição completa, com bebidas, custa cerca de U$ 20 por pessoa.

A programação das TVs do restaurante também é pensada para relembrar o Brasil, por isso, no Camila's é possível assistir novela e futebol. Completando as atrações, o restaurante promove mensalmente eventos com grupos de samba e pagode. "Por ser hoje o restaurante mais seguido nas redes sociais, visitar o Camila's vai além de apreciar uma boa refeição, é uma experiência completa e uma visita obrigatória para quem vai a Miami e Orlando", finalizam os sócios.

A hospitalidade também é uma marca registrada do Camila's. Com uma equipe composta, em sua maioria, de funcionários brasileiros, o time do Camila's faz questão de ajudar os turistas. 

(*) A reportagem do Hotelier News é media partner do JPA Travel Market

(**) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hoteliernews