De João Pessoa, Paraíba*

Cristina Lira durante a sua apresentação

A jornalista Cristina Lira promoveu durante o Festival JPA, que começou hoje no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, seu evento internacional e itinerante “Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira”, que reúne profissionais do Turismo para networking e aprimoramento.

Cristina trouxe um tema e dois consultores para fazerem uma palestra de conteúdo para seus convidados. Inbal Blanc e Otavio Novo discorreram sob o tema “A Segurança na e a Gestão de Crises na Hotelaria e no Turismo”. A capacitação teve apoio do Hotelier News, que também organiza em conjunto com os consultores o curso HRCM (Hotel Risk and Crises Management), que está na segunda edição.

Para Cristina, trazer conteúdo faz parte do escopo dos encontros que promove. “Além de fazer um networking, gostamos de agregar conteúdo para trazer aprimoramento e conhecimento para os convidados”, comentou.

Blanc e Novo em ação

Blanc, que é especialista em Segurança e CEO da SegurHotel, trouxe ao público exemplos de ocorrências que aconteceram em hotéis e destinos conhecidos pelo mundo e fez um alerta aos cidadãos de Joao Pessoa. “É preciso estar atento aos acontecimentos que podem ocorrer no futuro. A capital paraibana tem um índice baixo de ocorrências, mas para manter esse patamar é preciso se precaver, capacitar profissionais e investir em equipamentos adequados”, ponderou.

Já Otavio Novo, especialista em Gestão de Crises e CEO da NOVO8, empresa que presta consultoria sobre o tema, trouxe também exemplos de riscos e como a gestão pode ajudar na reversão desses acontecimentos. “Uma gestão bem feita pode reverter rapidamente um acontecimento”, disse. Ele citou o exemplo de uma companhia aérea que teve uma ocorrência séria – a queda de um dos seus aviões -, mas que oito meses depois conseguiu ser eleita como “A Melhor Empresa do Brasil”.  

O Festival JPA continua até este sábado (20) e conta com uma programação diversificada, com workshops e capacitações. 

* A reportagem do Hotelier News viaja à Paraíba a convite do Festival JPA.

** Créditos das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News