De João Pessoa, Paraíba*

Sanfoneiro toca o Hino Nacional na abertura do Festival JPA

A solenidade que marcou a abertura da 8ª edição do Festival JPA, no Centro de Convenções de João Pessoa, teve a presença de várias autoridades e platéia lotada. Além de cônsules gerais da Argentina, Estados Unidos e China, CEO’s de veículos da imprensa especializada e diretores das mais variadas empresas ligadas ao setor do turismo marcam presença no evento. Ferdinando Lucena, do João Pessoa Convention & Visitors Bureau, fez as honras e introduções, atuando como mestre de cerimônias.

Cláudio Júnior iniciou os discursos fazendo uma oração, onde agradeceu pela oportunidade e enfatizou a parceria com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, que ofereceu desconto AD90 e permitiu trazer os buyers não só do Brasil, mas da América do Sul. “Devemos ter mais de 1,2 mil agentes vindos de diversas regiões. Neste ano, também teremos algumas salas que farão capacitações de vários segmentos”, disse o diretor comercial do Festival JPA.

Breno Mesquita, diretor geral do Festival JPA, foi o segundo a falar. “De dois anos para cá fizemos uma internacionalização para poder fortalecer o festival, que muda de nome e passa a ser JPA Travel Market a partir da próxima edição. Queremos ser a melhor feira em qualidade e estamos trabalhando 365 dias no ano para concretizar essa missão”, comentou.

Graco Parente, representou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), e enfatizou a importância do festival. “Vocês, Bruno, Breno e Cláudio, oferecem-nos a oportunidade de estar com mais de 3,5 mil profissionais do turismo, permitindo assim fortalecer o turismo regional. Parabéns pelo trabalho e seriedade.”

Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio-PB, deu sequência no protocolo inaugural do evento saudando os cônsules gerais dos diversos países presentes à feira. “Ter a presença de vocês enaltece e fortalece o evento. Países como Estados Unidos, China e Argentina estão aqui, e suas presenças garantem um futuro promissor para o turismo regional”, disse.

“É muito bom chegar nesta edição e ver como a feira cresceu e se tornou tão importante para o setor do turismo na Paraíba. O Sebrae-PB sempre acreditou e acreditará neste evento, apoiando de todas as formas possíveis”, disse Luiz Alberto Amorim, diretor técnico da entidade.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanês, teve a palavra e disse: “Estamos vivendo um novo momento na Paraíba. Há 430 anos que o destino existe e estamos de portas abertas para poder receber os turistas, oferecendo vários atrativos como o extremo mais oriental das Américas”.

Breno Mesquita, Cláudio Jr., Bruno Mesquita, Luciano Lapa, Ricardo Coutinho e Ruth Avelino

Gilson Lira, representando a Embratur, também fez seu pronunciamento dizendo “este é um momento de agradecimento. Agradecer pelo momento valoroso em poder ver a força que este Festival traz para o fortalecimento do turismo brasileiro."

Festival JPA: mais autoridades

Alberto Alves, secretário executivo do MTur (Ministério do Turismo), ressaltou a importância de João Pessoa no cenário do turismo brasileiro. “João Pessoa é o que é hoje pela união entre os poderes públicos e privados. Além das belezas naturais, existem outros atrativos que permitem a vinda de turistas de ambos os segmentos, de lazer e negócios. O trabalho que os organizadores deste festival têm feito merece aplausos”, finalizou.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, finalizou o ciclo das falas da solenidade ressaltando a importância do Nordeste dentro do cenário turístico do Brasil. “É preciso criar um produto chamado Nordeste do Brasil para o público internacional. Temos atrativos turísticos impressionantes, não só de lazer, mas culturais também. João Pessoa, por exemplo, tem atrações únicas, assim como outros destinos da região. É preciso criar uma sinergia entre todos, porque um turista chinês, que viaja 30 horas para chegar aqui, precisa ter o alcance do maior número possível de atrativos para valorizar essa viagem”, explicou.

Ele também falou sobre a hotelaria da capital paraibana, que aumentou de 12 para 24 mil leitos nos últimos anos. “Vivemos momentos de crises e nem por isso paramos o desenvolvimento. Temos ainda muito para crescer. Esta área em frente ao Centro de Convenções, de 100 hectares, é pronta para receber vários produtos hoteleiros de grande porte. Estamos saindo do governo e deixamos todas as condições prontas para esse desenvolvimento” disse.

Coutinho também ressaltou a importância da qualificação humana que o turismo proporciona. “O Turismo melhora a vida de todos. Traz recursos, potencializa a educação dos cidadãos que estão envolvidos na cadeia. O turismo é bom para todos”, finalizou.

* A reportagem do Hotelier News viaja à Paraíba a convite do Festival JPA.

** Créditos das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News