FHAN 2018: "Inovar é agregar valor ao cliente", ensina Martha Gabriel

De Olinda, Pernambuco

Martha Gabriel já participou de quatro TEDx

Martha Gabriel abriu a série de palestras do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste), que acontece dentro da primeira edição da HFN (Hotel & Food Nordeste). O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana de Recife. 

Com o tema "Inovação e Criatividade", a palestrante enfatizou que as mudanças serão cada vez mais rápidas e por isso é preciso estar antenado dentro da tecnologia. "Quem deixar de acompanhar as inovações tecnológicas ficará cada vez mais distante do mercado", disse. "Mas é preciso lembrar que é preciso também fazer conexão com pessoas. Sem elas nada funciona, a tecnologia não anda sozinha. Um depende do outro", completou.

Martha Gabriel: hotel que inova sai na frente

Dentro do conceito da inovação, a especialista disse que inovar é agregar valor ao cliente. "Essa inovação nem sempre está relacionada com o conceito da gratuidade. Existem empresas que inovam e cobram pelo serviço prestado", explicou. "Na hotelaria é preciso inovar e atender o que os clientes querem. Para isso é preciso utilizar todas as ferramentas existentes para estar em contato com o hóspede. E não é só com tecnologia. Uma boa conversa com ele no lobby ou restaurante também vale."

Nos cases, Martha apresentou uma série deles, dando destaque para alguns hotéis que oferecem atrativos diferentes. "As vezes são coisas simples, nem precisa de altos investimentos. É só usar a criatividade." No quesito inovação, ela trouxe vários exemplos. Um melhor que outro. 

Martha explicou também o método de inovação. "É preciso primeiro observar e interagir, depois vem a idéia. Esses três processos fazem parte da Pesquisa & Criatividade. Depois vem patrocínioformataçãorelevância e aprofundamento, que são resumidos em Implementação & Inovação", ensinou.

Segundo Martha as experiências são os aspectos mais buscados pelos viajantes. "As pesquisas mostram que os turistas buscam em primeiro lugar as experiências. Elas adequam esses valores ao budget que possuem para suas viagens", finalizou.

Sobre a palestrante 

Martha é escritora, consultora e palestrante nas áreas de Marketing Digital, Inovação e Educação, autora de seis livros, palestrante de quatro TEDx, e premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. No mundo das viagens, Martha já conheceu 100 países e 500 cidades. Como escritora ja publicou seis livros, incluindo o best-seller "Marketing na Era Digital".

(*) Créditos das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News

Comentários