O Fildi Hotel, de Sumaré, recebeu o Selo
Empresa Amiga do Meio Ambiente
(foto: fildihotel.com.br)
 
No último mês, o Fildi Hotel, localizado em Sumaré, interior do estado de São Paulo, recebeu o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, que é concedido pela Secretária de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente do minicípio.
 
“Queremos despertar de nossos hóspedes o engajamento para as questões do meio ambiente. E para que pudéssemos afirmar que somos realmente um hotel com preocupações ambientais começamos pela base. Com palestras e orientações específicas para a capacitação dos colaboradores no assunto. E seguimos com ações de conscientização dos clientes”, explica Levy Corrêa, gerente comercial do hotel.
 
Ainda de acordo com o gerente comercial, durante a semana o nível médio de ocupação é de 90%, sendo que no ato do check-in o hóspede já recebe um chaveiro com dicas de ações sustentáveis e no quarto há um guia com orientações de uso consciente da água. “Esperamos que a partir do nosso estímulo, o número significativo de clientes que passa por aqui a cada semana, incorpore o incentivo no seu cotidiano”, pondera Corrêa.
 
Segundo a administração do empreendimento, ainda em sua fase de planejamento o hotel já era pensado com intenções sustentáveis. Com paredes altas, janelas amplas e áreas abertas para que durante o dia o uso de luz artificial fosse o menor possível, aproveitando mais a luz natural. Na utilização de papel diária a preferência é para os materiais reciclados.
 
Em sua reforma mais recente, qua ocorreu há três anos, os chuveiros de todos os quartos foram substituídos por novos com redutor de água. Os chuveiros que tinham vazão de 50 litros por minuto deram lugar a outros com 17 litros por minuto de vazão.
 
“Camas e chuveiros bons são coisas básicas para hotéis. A filosofia pode ser o diferencial para que o cliente seja conquistado e pode-se enxergar isso no Fildi”, pondera Corrêa.
 
Retorno
Para o representante do Fildi hotel, o retorno financeiro do hotel que investe em ações sustentáveis é garantido. “Algumas empresas não apostam nesta filosofia por receio de gerar muitas despesas, sem saber que todo investimento feito em sustentabilidade volta pra você se for feito de forma contínua”, opina.
(Filip Calixto)