Durante a Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo (Fistur 2010), que acontece até 31 de março, no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital paulista, as entidades participantes do evento se uniram para firmar um acordo voltado a práticas sustentáveis.
 
A parceria foi estabelecida entre a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo).
 
Segundo Célia Marcondes, presidente da Ecóleo, o acordo prevê que os resíduos de bares, restaurantes e similares participantes do projeto sejam tratados e processados, impedindo agressão ao meio ambiente.
 
“Precisamos mostrar aos associados que o consumidor está atento  as práticas sustentáveis”, diz. E acrescenta, “cada associado de ambas entidades que aderirem à ação, devem receber um selo de qualidade que será fixado nos estabelecimentos. A nossa meta é fazer com que o projeto seja um multiplicador na sociedade, por este motivo faremos informes em diversos veículos de comunicação do país”, completa Célia.
(Juliana Albino)