Flavio Guersola é especialista em Gestão Empresarial

O que é um DRE? Para que servem essas três letrinhas? Como isso pode contribuir dentro do meu negócio? Quais estratégias podem ser elaboradas através dele? O seu restaurante tem um DRE, ainda na dúvida? Vou esclarecer cada uma dessas perguntas.

O que é um DRE?

Primeiramente te faço a pergunta: você sabe o que é um DRE – Demonstrativo de Resultado? Se sua resposta foi não, ligue agora para seu contador e verifique com ele. Caso sua resposta foi sim, parabéns! Agora vamos entender como ele pode e vai nos ajudar em nossa gestão.
O DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício – é uma ferramenta (ou se preferir respeitando os amigos contadores), um relatório contábil, que tem a função de consolidar de forma resumida ou detalhada toda movimentação de receitas, impostos, despesas,  lucro ou prejuízo de seu negócio ao longo de um período que pode ser mês ou ano.
Ele divide da seguinte forma:

Para que servem essas três letrinhas? 

Com a utilização ou aplicação da leitura das informações que essas três letrinhas nos mostram, podemos: ter uma fotografia do que foi o desenvolvimento do negócio em um período específico; mapear índices relacionados à receitas ou despesas, gerando comparativos do realizado com o previsto e ampliando nossa visão para que contas ou linhas/receitas que podem ser otimizadas. Ainda que linhas de despesas possam ser suprimidas gerando, assim, um ciclo de gestão ativa e constante. 
Como isso pode contribuir dentro do meu negócio?

Ter um DRE é dizer que seu negócio tem o registro histórico de sua movimentação em outras palavras o passado do seu negócio está todo registrado permitindo ver o quanto ele engordou ou emagreceu ao longo do tempo, quais os acidentes ele sofreu e quais as vitórias ele teve.

Quais estratégias podemos elaborar através dele?

Como dizer que se você não tiver um, será difícil ter uma ou traçar uma estratégia, porque ausência de um DRE demonstra que sua contabilidade precisa de uma atenção. Possivelmente você não tenha um fluxo de caixa e que se quer, faça um acompanhamento prévio de suas receitas ou despesas e deve tratá-las todas através de seu extrato bancário, conferindo o que entrou mais ou menos de cartão de crédito, visualizando se o valor vai dar para pagar a folha de pagamento, (hummm!), isso é tenso, mas se estiver vivendo essa condição leia esse artigo até o fim e acredito que ele poderá te ajudar.

Através do DRE, podemos elaborar estratégias comerciais, planejar a otimização de suas vendas e a desempenho da equipe, ações de marketing, acompanhamento de recebimentos e eliminação de atrasos ou diferenças em cartões de créditos, diminuição de despesas, eliminação de despesas que muitas vezes nem sabia da existência delas.

Contas como marketing, hortifruti, alimentos secos entre outros podem ser atingidas totalmente com o mapeamento dos investimentos feito. Você obtém o consolidado garantindo o seu volume mensal e anual e isso permite negociar melhores contratos com valores interessantes.

Ainda na área das despesas é possível ter a média de compra mensal de seus insumos, com isso você cria grupos, com as despesas que mais impactam diretamente sua receita. Quando faz isso vem à superfície todo o volume desses insumos e quanto de sua receita eles têm. Com essa informação o seu dinheiro tem ainda mais valor e agora é ir pra cima dos fornecedores e convidá-los para aquele cafezinho. Nessa hora você negocia frente a todo volume de compra gerado por você ao longo de um mês ou ano.

 

Já imaginou você podendo ler seu negócio através de um gráfico como esse acima, onde são mostrados suas receitas, despesas, lucro ou prejuízo. Esse é o nível de qualidade necessário para se obter controle e entender o desempenho do negócio, viabilizando a confirmando sua intenção de um novo investimento ou até mesmo o fim de uma operação.

Sucesso sempre! E lembre-se: consulte sempre um profissional mesmo que seja para um café, ele poderá lhe dar informações importantes.

—-

Flavio Guersola é especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), graduado em Hotelaria pela Faculdade HOTEC e Técnico em Alimentos e Bebidas. Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão e gerenciamento de empreendimentos gastronômicos, em empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte, no mercado de hospitalidade. Atuou como responsável pelo departamento de Alimentos e Bebidas em empresas de polo econômico e na categoria midscale e upscale.

Atua como professor e palestrante, com expertise nas áreas de gerenciamento de alimentos e bebidas, planejamento de cardápio e gestão empreendedora. É um dos executivos gestores da Guersola Consultoria, sendo responsável pela Área Operacional

Contato
[email protected]

(*) Crédito da foto e imagens: divulgação/arquivo pessoal