Vinicius Lummertz - MTurLummertz estará no encontro de quinta-feira (7) 

Santa Catarina é a primeira parada este ano do evento de divulgação do Prodetur+Turismo, do MTur (Ministério do Turismo). Voltado para gestores públicos e executivos da iniciativa privada, o encontro visa explicar melhor o programa de financiamento da pasta. Vinícius Lummertz, ministro do Turismo, estará na solenidade, que, ao que tudo indica, ocorre no próximo dia 12, na sede da ACM (Associação Catarinense de Medicina), em Florianópolis. 

Na programação está um painel com participação de representantes do MTur, do Sebrae e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Eles falarão sobre o fomento a projetos de desenvolvimento e estruturação do setor turístico no Brasil. Além de Lummertz, Eduardo Pinho Moreira, governador de Santa Catarina também estará presente. 

Prodetur+Turismo: informações

Programa de fomento do MTur, o Prodetur+Turismo oferece financiamentos com prazos e juros diferenciados. Os recursos são oriundos de parceria da pasta com o BNDES. A iniciativa visa impulsionar o turismo nacional e estruturar destinos turísticos, gerando emprego, renda e a inclusão social. A carteira de crédito tem R$ 5 bilhões à disposição da cadeia do setor.

Para acessar recursos, municípios interessados têm de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que teve mudanças na categorização. As propostas devem contemplar projetos nas áreas de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. A iniciativa prioriza também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News