Florianopolis - santa catarinaOs destinos de praia devem ser os mais procurados no período

A chegada do Verão deve gerar boa movimentação para o turismo catarinense. De acordo com previsão da Santur (Santa Catarina Turismo), na próxima estação, a movimentação turística no destino vai crescer 5%, na comparação com a última alta temporada – quando 8 milhões de pessoas visitaram o estado.

A estimativa é feita com base na movimentação vista ao longo do ano e nas reservas de passagens e meios de hospedagem já realizadas. Esses números também indicam que as cidades praianas serão as mais movimentadas.

Temperatura em elevação e a promoção do estado em outras regiões são fatores que reforçam o otimismo para o período. De acordo com Valdir Rubens Walendowski, presidente da Santur, ao longo de 2018 foi desenvolvido um trabalho para garantir esse crescimento. 

Esse trabalho, conforme detalha o dirigente, foi uma ação feita para minimizar os efeitos da crise argentina, que é o principal emissor de turismo para o estado. Segundo explica Walendowski, o trade catarinense concentrou esforços para se aproximar de organizações turísticas de outros países, como o Chile. Dessa maneira, o estado abriu outros mercados.

Novo governo em Santa Catarina

O presidente da Santur ainda comenta a mudança política na gestão estadual. De acordo com ele, ainda que a secretaria deixe de existir na gestão Carlos Moisés (PSL), que assume em janeiro, a atividade seguirá em destaque.

"O turismo representa 13% do PIB de Santa Catarina (PIB). Acredito que o governo tenha plena consciência de que é importante", afirma Walendowski.

A relevância da atividade turística para a economia catarinense já havia sido tema no Hotelier News, num pronunciamento feito pelo ex-secretário Tufi Micherffi Neto

(*) Crédito da foto:Tiago Muraro/Unsplash