SalvadorSalvador vive melhores dias que em anos passados

Números compilados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, na Bahia, mostram a evolução do segmento na cidade na primeira metade do ano. Os indicativos, apurados associações ligadas à hotelaria da cidade, mostram subida de 15% na ocupação média. O índice é derivado da comparação com o primeiro semestre do ano passado.

Os dados foram apurados pela ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia) e pela FeBHA (Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação). Neles, as organizações flagram que a temporada, sobretudo os dois primeiros meses, começou em alta e a oscilação só apareceu em meados de abril. A média semestral (61%), no entanto, foi superior a anos anteriores. O melhor índice de ocupação média foi verificado em janeiro, com 81% e o mais baixo em junho, que teve 46%. Vale citar que, na virada de ano, o destino anotou o melhor resultado dos últimos 22 anos.

O fluxo turístico da capital baiana também teve variação positiva. Cerca de 11% acima na comparação entre os primeiros semestres deste e do último ano. Utilizando o mês de janeiro, que teve maior número de chegadas, o fluxo subiu de 890 mil no ano passado para mais de 1 milhão este ano. No total de chegadas no semestre, o montante chegou a 4,7 milhões de turistas.

Salvador: Por quê melhorou?

Junto com os números, as duas associações que responsáveis pelo levantamento enaltecem o trabalho de divulgação realizado por iniciativa privada e pública. A ABIH-BA ressalta que, durante o ano passado, realizou capacitações em 10 cidades brasileiras, engajando mais de 80 operadoras e treinando cerca de 2,5 mil agentes sobre o destino.

Para este ano, estão previstos mais quatro famshows de agentes e operadores. Além disso, os planejamento espera mais uma rodada de negócios, um fórum de hotelaria e turismo e um roadshow, que deve visitar 16 cidades brasileiras.

(*) Crédito da foto: Joelfotos/Pixabay