FOHB

Venda direta, OTA ou GDS (Global Distribution System). A partir da análise dos três canais de distribuição da hotelaria, o FOBH (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) pautou uma nova pesquisa. Os dados levantados se referem aos processos adotados no momento de realizar uma reserva.

Os dados contemplam 83% dos empreendimentos das 18 redes ligadas à entidade, equivalente a 567 hotéis e 102.764 acomodações. Um dos dados que chama atenção foi o aumento no número de diárias vendidas. De 2016 para 2017, houve um salto de 15.780.411 para 16.194.892, alta de 2,6% no período.

Em outra análise, que leva em conta o período de 2012 a 2017, o FOHB identificou queda de 22 pontos percentuais em vendas diretas. O indicador leva em conta a hospedagem gerada via site do hotel, central de reservas e diretamente no balcão. A informação, portanto, reitera o papel dos intermediários (OTAs e GDS), que absorveram a diferença, com alta de 13 pontos percentuais em igual período.

FOHB: OTAs

A Booking.com lidera a indústria de vendas online com 60% das vendas para os associados do FOHB. Expedia e Decolar.com ficam com uma fatia de 25% e 6%, respectivamente. Para Orlando de Souza, presidente executivo da entidade, o estudo traz um olhar detalhado para o futuro da distribuição hoteleira no Brasil.

“Estudar a evolução dos canais deve impor ao hoteleiro uma gestão melhor de custos e o impacto de cada canal em sua receita. A cada ano se consolida a importância das OTAs e demais distribuidores eletrônicos”.

Para acessar o conteúdo completo, que estará disponível a partir de amanhã no site da organização, vá a https://bit.ly/2rpIPMp.

(*) Crédito da foto: Benedikt Geyer/Unsplash