FOHB reúne hoteleiros no 3º Encontro Corporativo de Compras

FOHB - Encontro de ComprasPriscila Bibiano e Ana Paula: evento teve novo formato

Hoje (15), para muitos hoteleiros, foi dia de estabelecer e estreitar relações comerciais. O FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) ofereceu essa oportunidade aos associados durante a 3ª edição do Encontro Corporativo de Compras. Realizado no Novotel São Paulo Jaraguá Convention, em São Paulo, o evento colocou empresas da cadeia hoteleira e executivos de redes, cara a cara, para fazer negócios. No total, 21 empresas – entre redes hoteleiras (11) e fornecedores (10) – marcaram presença. 

Ana Paula Rodrigues, gerente de Marketing e Relação com Associados do FOHB, explica que o fomento de negócios é um dos principais objetivos da ação. "Queremos proporcionar crescimento às redes hoteleiras, oferecendo um espaço propício aos fornecedores e aos representantes da hotelaria", comentou. 

O evento, que ocorre uma vez por ano, geralmente pelo mês de maio, tem fornecedores participantes selecionados. Ana Paula explica que essa escolha se dá a partir da demanda dos associados. "Os hotéis nos explicam o que procuram e procuramos empresas que melhor se enquadrem ao perfil procurado", explica. 

Segundo Ana Paula, além do perfil, alguns quesitos são avaliados pelo FOHB. Boas práticas e reputação, responsabilidade socioambiental, preço justos, FGTS dos funcionários em dia e não uso de trabalho escravo são alguns deles.

Diferentemente da edição anterior, este ano as redes hoteleiras tiveram a oportunidade de conhecer melhor produtos e serviços de vários segmentos. Na edição de 2017, por exemplo, a área de A&B foi o foco da rodada de negócios. "Continuamos trabalhando para tornar o evento cada vez melhor. Por isso, damos continuidade ao encontro anualmente, que está em seu terceiro ano. O feedback dos participantes é sempre positivo, o que é muito importante", destaca Ana Paula. 

FOHB: fornecedores

Rafaela Valério e Andressa Paola, da Weber Quartzolit, participaram pela primeira vez do encontro. Para elas, oportunidades assim são importantes para divulgar a marca com um público bem segmentado.  

"Nosso objetivo é fechar negócios, que não são realizados necessariamente aqui. O evento, contudo, é um momento ótimo para ampliar nossos contatos, realizar networking. Sabemos que muitas redes aqui presentem já utilizam nossos produtos, mas queremos ampliar nosso alcance", disse Andressa. 

Na parte da manhã, os fornecedores apresentam seus produtos e serviços. Essa primeira fase facilita o contato posterior privado nas mesas, já pontuando as necessidades que cada rede possui. No entanto, Rafaela e Andressa notaram que nem todos os representantes hoteleiros estavam presentes no período matutino. 

"Isso dificulta um pouco nossa conversa com o cliente, já que usamos parte dos 20 minutos da conversa para realizar uma nova apresentação", ressalta Renata. "Entendemos que nem todos podem ficar o dia todo. Por isso, até imaginamos que talvez fosse melhor ser em um período reduzido, sem a necessidade de tomar todo um dia. Desta forma, conseguimos um melhor contato com os meios de hospedagens", completa. 

FOHB - InterContinentalAna Carolina: evento permite conhecer fornecedores de forma ágil

Visão dos hotéis

Ana Carolina Caputo, gerente de compras da InterContinental São Paulo, também participa pela primeira vez do evento. Para ela, a oportunidade de conhecer produtos de forma rápida e dinâmica é uma das principais vantagens do encontro. 

"Temos um cotidiano corrido e não temos tempo para visitar e conhecer outros fornecedores, tirando aqueles para necessidades pontuais. Aqui, abrimos um novo horizonte e já ampliamos o número de possibilidades", afirma. 

Entre os produtos apresentados à Ana Carolina, ela destaca o vidro auto-limpante. "Nunca imaginei que um vidro fizesse isso apenas com os raios do sol. Sei o quanto isso facilita para um hotel. Já fui governanta. Então, um serviço que se faria a cada três meses, conseguimos fazer a cada ano, por exemplo", ressalta. "Imaginei até colocar na minha casa", brinca.

(*) Crédito da foto: Felipe Lima/Hotelier News

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