fórum Eventos - blockchainPalestras tomaram a programação do dia no Fórum Eventos

Carl Amorim, da Blockchain Research Institute, foi um dos palestrantes do dia no Fórum Eventos 2018. O executivo, especialista nas mudanças que a internet trouxe para o comportamento financeiro, esclareceu dúvidas sobre o cada vez mais falado blockchain. A respeito da tecnologia, o palestrante apontou uma revoulção a caminho. "Estamos saindo de um modelo centralizado para um distribuído na economia mundial".

Na palestra de Amorim, palavras como big data e internet das coisas foram alicerces para o discurso. O executivo começou esclarecendo que o blockchain nasceu da necessidade de minimizar o poder dos intermediários.

Exemplos da eficiência do Blockchain

Como exemplo desse fenômeno, citou os bancos, que até a aparição da tecnologia eram o único meio de fazer transações financeiras. No horizonte blockchain, no entanto, as transações financeiras podem ocorrer diretamente, de um lado a outro, basta que as partes envolvidas concordem com a filosofia.

Segundo comenta o executivo, sete princípios orientam o funcionamento desse tipo de negociação. São eles: integridade da rede, poder distribuído, valor como incentivo, segurança, privacidade, direitos preservados e inclusão. Das características citadas, a palestra destacou a fidedignidade da rede, que reúne empresas e pessoas que concordam com as diretrizes delimitadas para esse mercado.

Amorim pondera que a partir das negociações desse tipo está nascendo uma nova era empresarial, baseada em novos paradigmas. "A tecnologia para que isso aconteça já está aí e o futuro é agora". 

(*) Crédito da foto: Filip Calixto