fórum eventos 2018 - SXSWPainel encerrou as atividades da manhã no Fórum Eventos

Conjunto de festivais que acontece na época da Primavera, em Austin, nos Estados Unidos, o SXSW (South by Southwest) virou tema de painel no segundo dia do Fórum Eventos 2018, aberto ontem (23). Subiram ao palco três executivos atuantes no ramo de conferências no Brasil e que estiveram na última edição do encontro norte-americano. Para eles, uma pergunta: como aplicar no cenário brasileiro algo visto por lá?

Bruno Maduro, da Avantgarde; Danilo Dallacqua, do Banco de Eventos, e Sandro Vieira, da MarkUp, foram os convidados da vez. Sérgio Junqueira, realizador do Fórum Eventos, ficou responsável por mediar o debate.

Entre os participantes um consenso: o elemento humano é o que vai predominar nas relações, pessoais e profissionais, dos próximos anos. Sobre a realização de eventos, um palpite, também unânime: a tendência para convenções é ter a tecnologia como apoio e a vivência em destaque.

O que vale importar do SXSW?

Questionado sobre o que trazer do evento estadunidense para o cenário brasileiro, Dallacqua destacou a forma colaborativa como as ações desenvolvem-se no SXSW. De acordo com ele, todos os participantes têm espaço para apresentar opiniões e vivências. Também está disponível a todos, em igual proporção, o acesso aos conteúdos de palestras. "É um encontro de comunicação colaborativa e democratizada. É um belo exemplo para nós", aponta.

Viera recebeu a pergunta oposta, sobre o que não copiar. Depois de algum tempo pensando falou sobre os muitos talentos que identificou pelas periferias do evento e que não tiveram momentos de destaque.
 
Fazendo um balanço de sua participação, Maduro tirou da manga uma teoria que começou a se desenvolver no encontro de Austin. "Estamos saindo de uma era experiencial para uma emocional. Com a emoção substituindo a experiência, também no segmento de eventos", diz.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News