LisboaCidade recebeu 59 milhões de turistas de 2009 a 2017

Dados apresentados por autoridades do setor aéreo de Portugal alertam sobre alguns problemas no aeroporto de Lisboa. O complexo, que já informou ter planos de abrir outra pista em quatro anos, já fez a capital portuguesa perder cerca de 1 milhão de turistas ao ano, segundo especialistas.

Francisco Calheiros, presidente da CTP (Confederação do Turismo de Portugal), explica que a falta de capacidade do aeroporto atrapalha na no desenvolvimento do turismo da cidade. "Voos estão sendo negados diariamente em razão da escassez de lugares abertos (slots) para as aeronaves aterrissarem", complementa.

O executivo também revela que tal fator prejudicou muito o destino, já que 90% das chegadas ao país acontecem pela malha aérea. Por isso uma solução alternativa está aparecendo.

"Se tudo correr como planejado, a base do Montijo começará a operar como pista complementar ao aeroporto de Lisboa em 2022", afirma Calheiros.

O presidente justificou os acontecimentos por conta do crescimento do turismo nos últimos anos. De 2002 a 2009, em suas palavras, o destino recebeu 34 a 36 milhões de pernoites. Em contrapartida, de 2009 a 2017, Lisboa recepcionou 20 milhões de pessoas a mais, totalizando 59 milhões de visitantes.

Lisboa: projeções

Calheiros ainda acha que Portugal continuará a crescer nos próximos anos, à medida que a sazonalidade se torna cada vez mais desfocada. "No dia em que tivermos o Montijo em construção, ouviremos a CTP a falar imediatamente sobre uma expansão no aeroporto", finaliza

Em junho deste ano, a Latam Airlines confirmou um novo voo que liga Guarulhos (SP) a Lisboa.

(*) Crédito da Foto: 12019/Pixabay