Danubius Gellert Hotel

(fotos: Fernanda Beck e divulgação)
Quem visita o Danubius Hotel Gellert pode ter a impressão de que parou no tempo. Desde o lobby principal até os móveis das unidades habitacionais, tudo tem cara de antigo – mas deixemos bem entendido que isso não necessariamente é uma característica negativa.
O Gellert abriu suas portas em 1918 – completou 90 anos de funcionamento em setembro passado – e conserva até hoje sua fachada de estilo art-nouveau e a atmosfera tradicional que marca o hotel em quase todos os seus aspectos. Confira a seguir um pouco mais sobre esse empreendimento cheio de charme.
Por Fernanda Beck*
Situado no coração de Budapeste, capital da Hungria, no leste europeu, o Gellert, como é conhecido no destino, é um dos pontos turísticos que sobreviveu à dura história da cidade. Destruída quase completamente por ataques aéreos ingleses e americanos no final da Segunda Guerra Mundial, ela vem se adaptando lentamente aos 20 milhões de visitantes que atrai todo ano. Tornada capitalista em 1956, após a Revolução Húngara, a localidade ainda carrega traços de seu passado socialista: o comércio turístico não é um de seus pontos fortes, com poucos atendentes falando inglês e uma infiltração fraca das grandes lojas internacionais nas ruas da cidade. Apesar disso é visível que os húngaros têm se esforçado para mudar esta imagem e conciliar cada vez mais sua arquitetura e cultura tradicionais com os avanços tecnológicos e sociais trazidos pela globalização.
Escultura localizada na frente ao hotel
Esta fonte fica dentro da obra
De dentro do empreendimento e olhando para
cima essa é a visão que temos
Construído junto às termas do Gellert Furdos, uma das principais atrações turísticas de Budapeste, o Danubius Hotel Gellert funciona em regime de convênio com as piscinas termais. Seus hóspedes têm entrada gratuita no espaço aquático e dispõem de um elevador que funciona exclusivamente para levá-los até a entrada das piscinas, de modo que é possível descer direto do quarto já em trajes de banho.
Entrando no empreendimento, o lobby
 Área externa das termas do Gellert
Aqui a parte interna
A maior fonte de águas termais do mundo foi
descoberta no ano passado em Budapeste
Detalhe da arquitetura das piscinas…
 
…e da cúpula na entrada das termas
O meio de hospedagem fica às margens do rio Danúbio e próximo ao monte Gellert, um dos pontos mais altos da cidade. São 234 UHs, divididas em nove categorias – algumas delas com vista para o rio e para a ponte de Szécheny, a mais bonita das nove que o cruzam.
Vista do Danúbio e ponte Szecheny de um dos apartamentos
Este é o Monte Gellert
Os menores quartos do empreendimento ficam nas torres do prédio e são acessados por escadas. Oito UHs foram batizadas com nomes de personalidades que se hospedaram no hotel e trazem foto e curta biografia do hóspede ilustre na parede do quarto, entre eles o ex-presidente americano Richard Nixon.
Alguns apartamentos ainda aceitam fumantes, mais um resquício da história tradicional do meio de hospedagem. Apesar de alguns traços de antiguidade, o Gellert foi o primeiro hotel húngaro a oferecer airport pick-up, frigobar nos quartos e serviço de lavanderia, até então conveniências inexistentes nos estabelecimentos do país. No entanto, atualmente, mesmo as UHs consideradas luxuosas para o Gellert são simples, sem nenhum tipo de conforto especial nem sinais de modernidade.
Em uma das suítes, a sala de descanso e leitura…
…a cama sem ares de modernidade…
…a mesa de trabalho…

…as diversas opções do frigobar…
 
…minibar com chaleira elétrica
 
No banheiro, tudo branco…
…e amenities de marca própria
Alimentos & bebidas
O Gellert dispõe de dois restaurantes e um bar, além de uma cafeteria na qual são servidos bolos, doces e tortas húngaras. O meio de hospedagem criou uma linha especial para quem prefere não abusar na hora de comer: a Danubius Health Choice, com pratos integrais e light.
Um dos restaurantes disponíveis no hotel
No salão é servido o café da manhã

Entre as opções estão as normalmente servidas
em hotéis de categoria internacional
Doces típicos húngaros vendidos na confeitaria

A cozinha do hotel é internacional, tem influência predominantemente húngara e performances de música típica apresentadas quase todos os dias nos restaurantes. O serviço de quarto fica disponível 20 horas diariamente e há internet wi-fi nos espaços comuns. O Gellert conta ainda com uma pequena loja de souvenirs.
Objetos disponíveis para compra na loja do empreendimento
Bebidas do país também estão disponíveis
A paprika é um dos temperos mais utilizados. Embalagens caprichadas da especiaria estão à venda
O café do meio de hospedagem
Decoração
Começando no lobby do hotel e acompanhando as escadas até o quinto andar podem ser vistos vitrais que contam a história da Hungria – infelizmente, o texto é escrito em húngaro. O trabalho foi danificado durante os ataques sofridos pela cidade na Segunda Guerra, mas foi restaurado em 1996. A cada três semanas é realizada também uma exposição de arte nas paredes do lobby – a fila para os artistas apresentarem seus trabalhos no hotel é de um ano.
 A escadaria é acompanhada por vitrais
 
Alguns dos vitrais
Apesar da imponência do prédio e de toda a sua história e elegância, o Gellert é um hotel que está lutando para se modernizar. Até o momento ele impressiona mais pela simpatia do staff e por sua história do que pelos serviços que oferece.
 Gellert visto à noite
Em entrevista ao Hôtelier News, a gerente de Marketing Aniko Sarkozy diz que o meio de hospedagem está estudando uma reforma completa dos quartos – o apartamento modelo já está pronto e inclui novos aparelhos eletrônicos, lustres, carpetes, móveis e marmoraria, todos modernos mas seguindo o visual tradicional do hotel. “Queremos investir no Gellert e transformá-lo em um cinco estrelas”, conta.
O processo completo de remodelação, incluindo treinamento para atualização do staff, deve começar em no máximo um ano.
Serviço
Danubius Gellert Hotel
Budapeste – Hungria
+36 1 889-5500

www.danubiushotels.com/en/budapest-hotels/danubius-hotel-gellert-budapest