Na última sexta-feira (30), o Distrito Federal ganhou uma lei especial que visa fortalecer o turismo na região. Publicada no Diário Oficial, a lei nº 4.735/2011, de autoria do deputado distrital Joe Valle, teve parecer favorável da Setur-DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal) em conformidade com a Política de Turismo que deseja implantar na região.
 
A medida define o ecoturismo como prática de turismo em áreas naturais, com a utilização sustentável dos patrimônios natural, histórico e cultural, buscando a conservação do meio ambiente, além de conscientizar a população e promover o bem-estar.
 
O texto também prevê que o desenvolvimento do ecoturismo no Distrito Federal será promovido de acordo com a legislação ambiental em vigor, fazendo uso racional dos recursos naturais e culturais, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício, e preservando as diversidades ambiental e cultural.
 
Para isso, a prática buscará minimizar o impacto das atividades turísticas sobre o meio ambiente, integrar o ecoturismo ao planejamento do desenvolvimento do Distrito Federal e garantir a participação das comunidades locais no planejamento do ecoturismo.
 
“A legalização dessa prática fortalece toda a cadeia produtiva. Ela gerará emprego e renda nas nossas áreas rurais, movimentará a economia local e ajudará a desenvolver a região”, explica Luis Otávio Neves, secretário de Turismo.
 
A Setur-DF criou um blog, que pode ser acessado no link abaixo, com informações sobre os roteiros turísticos disponíveis na região.
(Redação)
 
Serviço