Vista aérea da Floresta Amazônica
(foto: Pixabay/rrubra)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente da Amazônia (SEMA), em nome do Governo do Estado do Amazonas, e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), entregou seu primeiro certificado de redução de emissões de carbono para a rede Marriott International. A solenidade aconteceu durante a Cúpula do Clima das Américas, realizada entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, em Guadalajara, no México.

Esta é a primeira vez no Brasil que um certificado desta natureza é emitido por meio de uma parceria entre o governo do Estado, uma instituição privada e uma organização não governamental. O documento não é transferível.

O certificado reconhece a redução de 400 mil toneladas de dióxido de carbono nas atividades na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, no município de Novo Aripuanã, entre os anos de 2006 e 2013, por meio da parceria e apoio da Marriott International com a FAS e o Governo do Amazonas. Até o momento, 96% da reserva do Juma – lar de mais de 2 mil residentes em 39 comunidades – permanece coberto por floresta tropical.

"A Lei de Serviços Ambientais do Estado do Amazonas permite que este tipo de investimento possa ser executado em benefício dos moradores das comunidades tradicionais localizadas em Unidades de Conservação (UCs), bem como para desenvolver estratégias inovadoras de conservação e controle do desmatamento", disse Antonio Stroski, secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas.

O apoio da Marriott para o projeto começou em 2008 com a doação de US$ 2 milhões para a proteção da reserva, além de esforços de suporte e angariação de fundos adicionais em espécie. 

Serviço
marriott.com