O governo do México está considerando um possível programa de isenção de visto para 38 países. A Comissão Permanente do Congresso Internacional de Estatística pediu às Secretarias do Interior (SEGOB), dos Negócios Estrangeiros (SRE) e outras agências federais a análise da viabilidade do programa em um esforço de impulsionar o turismo mexicano. 

As agências trabalharão em contratos bilaterais para que os cidadãos mexicanos possam viajar sem visto para cada um dos 38 países.

O Ponto de Acordo da Segunda Comissão – Relações Exteriores, Defesa Nacional e Educação Pública – declarou que o programa de isenção de visto incluirá diferentes continentes que foram avaliados pelo governo sob os rígidos critérios de controle de segurança e confiança.

Essa ação visa incentivar e promover efetivamente o turismo do México, eliminando barreiras de vistos existentes para os cidadãos de países que representam uma oportunidade para o México e seu desenvolvimento como destino de viagem.

Atualmente, o turismo do México oferece cerca de 7,5 milhões de empregos diretos e indiretos, se tornando a terceira maior renda de moeda estrangeira para o país, gerando cerca de 10% do PIB mexicano. 

Alguns dos países incluídos na lista de isenção de visto são: Japão, Noruega, Suíça, Taiwan, Coréia do Sul, Finlândia, Islândia, Suíça, Holanda, Reino Unido, Espanha e Alemanha.

* Foto de Capa: Pixabay/victormattei