Nilo Feliz entrega carteira oficial para guia turístico
(foto: divulgação/ Ingid Barbosa)

Com a crescente demanda de regularização por parte dos profissionais de turismo em vistas ao alto volume de visitantes esperados para os Jogos Olímpicos de 2016, a Setur-RJ (Secretaria de Estado de Turismo) e a TurisRio vão entregar a partir desta segunda-feira (17) 1.600 carteiras oficiais a guias do Estado do Rio. 

A ação visa combater a ilegalidade e a atuação de profissionais não credenciados e capacitados para atender os turistas que chegam ao Rio de Janeiro. O documento, expedido pelo MTur (Ministério do Turismo) através da TurisRio, é exigido pela Setur –RJ (Secretaria de Estado de Turismo) para o exercício do oficio.

A utilização da credencial será fiscalizada por agentes da secretaria, que circulam diariamente por pontos turísticos de todo o Estado. Além de nome e foto do portador, a carteira conta com ícones referentes aos idiomas falados por cada profissional. Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo, participa hoje (14) de um encontro com representantes da classe para marcar o início da entrega dos documentos.

“O trabalho dos guias deve ser tratado com responsabilidade e atenção. Por isso entregaremos em um prazo médio de dez dias essas 1.600 carteirinhas, que habilitam o guia a exercer sua profissão de maneira legal, agregando mais segurança às estadas de nossos visitantes. Outra novidade é que a partir deste ano, as carteirinhas passam a ter validade de cinco anos, ampliando em três anos sua autonomia”, explica Felix.

A entrega das carteiras começa na semana que vem. Cada um dos profissionais será informado por e-mail sobre o dia em que deverá apanhar seu documento no posto avançado de atendimento da Diretoria de Operações.

Serviço
www.rj.gov.br