A chef Morena Leite mostra o bolinho de feijoada, que integra o menu Belisquetes
(fotos: Hugo Massahiro Okada)

O hotel Grand Mercure Ibirapuera São Paulo apresentou hoje (25) à jornalistas, blogueiros e outros formadores de opinião, o cardápio de petiscos inspirado nas estações primavera e verão assinado pela chef Morena Leite.

Tudo começou na infância: a chef Morena Leite conta que, aos cinco anos, época em que morava em uma pousada em Trancoso, na Bahia, adorava "entrevistar" os hóspedes com quem convivia, que achavam graça e comentavam que a menina tinha talento para a comunicação. Ela logo percebeu que, muitos que por ali passavam, tinham características, sotaques e idiomas diferentes. Interessou-se então pelas origens e alguém lhe disse que deveria tentar a antropologia. 

"Anos mais tarde eu passei uma temporada em Cambridge, na Inglaterra, e lá convivi com moças que tinham crenças diferentes e se alimentavam de acordo com a religião. Isso me intrigou. De lá, fui a Paris e pronto! Descobri que podia entender mais sobre a origem das pessoas por meio da gastronomia. Em 1997 ingressei no Cordon Bleu, onde me formei em 1999, retornando ao Brasil e implementando o restaurante Capim Santo na pousada de minha família, em Trancoso", conta.

De lá, a chef ganhou o Brasil. Trouxe o Capim Santo para São Paulo, primeiro na Vila Madalena, em 1998, e depois transferindo-o para a Ministro Rocha de Azevedo, na região dos Jardins, no ano de 2004. Em seguida, abriu uma unidade no Rio de Janeiro. De volta a São Paulo, abriu mais três restaurantes da marca Santinhos: um no Instituto Tohmie Ohtake, um no Teatro Municipal e um no Museu da Casa Brasileira. 


Ana Maria Santos, gerente do Grand Mercure Ibirapuera São Paulo, a chef Morena Leite, Maurício Xavier, chef do hotel e Yuri Freitas, gerente operacional do empreendimento

Brasilidades e Hotelaria
A colaboração com a Accor Hotels começou no ano passado, quando recebeu o convite de implementar no Grand Mercure Rio de Janeiro – Riocentro, um restaurante "pop-up" para o período dos Jogos Olímpicos e especializado em cozinha com toques brasileiros, bem regionais. O design do espaço era inspirado nos biomas brasileiros.

"Sempre pesquisei elementos brasileiros, a brasilidade na cozinha, e a Accor, após o término da Olímpiada, me convidou a continuar esse trabalho de pesquisa da cultura gastronômica brasileira compartilhada com chefs da rede. No Grand Mercure, essa cozinha faz muito sentido, já que se trata de uma bandeira que busca sempre refletir a cultura dos lugares onde está inserida", finaliza a chef.

O lançamento do menu "Belisquetes" aconteceu no último dia 19, em comemoração a inauguração do hotel Grand Mercure Brasília Eixo Monumental, na capital do País.

Serviço
grandmercure.com.br