A Fambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil) desenvolveu uma nova ferramenta digital para auxiliar os turistas muçulmanos que viajam ao País para a Copa do Mundo. O guia eletrônico oferece informações sobre como se posicionar em direção à cidade sagrada de Meca, para onde se voltam durante suas orações, e onde estão localizadas as mesquitas das cidades brasileiras.

Além do guia eletrônico, os viajantes do islã terão à disposição um aplicativo para smartphone que informa as atrações e os pontos turísticos da região, e dispõe de uma bússola digital. A Federação também disponibiliza um telefone 0800, com atendimento em árabe e inglês. O guia terá uma versão impressa e será distribuído em agências de turismo, embaixadas, consulados e nas mesquitas.

Seis das 32 seleções que disputam o Mundial representam países cujo islã tem grande favoritismo entre a população. São elas: Argélia, Bósnia, Camarões, Costa do Marfim, Nigéria e Irã. Diante disto, é esperado que um grande contingente de torcedores destes países cheguem ao País. “Nossa ideia é facilitar a estada dos turistas muçulmanos no Brasil, de modo que se sintam abraçados e confortáveis em nosso País”, diz Ali Zoghbi, vice-presidente da Fambras.

A iniciativa conta com o apoio do MTur (Ministério do Turismo), que também vem elaborando projetos e materiais que visam atender bem o turista brasileiro e estrangeiro. 

Serviço
www.fambras.org.br
www.turismo.gov.br