hospitality experience- balançoEvento abordou o tema 'O Impacto das Inovações Tecnológicas na Experiência da Hospitalidade'

Foi encerrada ontem (8) a quarta edição do Hospitality Experience – evento organizado pela ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), no Porto Salvador Eventos, na capital baiana. A ação contou com palestras e rodadas de negócios, que geraram cerca de 3 mil reuniões e uma estimativa de R$ 25 milhões em negociações futuras para 2020.

Com o tema ‘O Impacto das Inovações Tecnológicas na Experiência da Hospitalidade’, o evento aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, em paralelo com o Experiência Braztoa Nordeste. O Hospitality Experience e teve como objetivo abordar o perfil do viajante em um cenário cada vez mais conectado e discutir a personalização da experiência do hóspede. 

Nesta edição participaram 50 empreendimentos hoteleiros, 64  operadoras de turismo, empresas de receptivos, bares e restaurantes. Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo; Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia e  Cláudio Tinoco, secretário Municipal de Cultura e Turismo estiveram presentes no evento, além de outras entidades do trade.
 
Para Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA e anfitrião do evento, o Hospitality Experience é uma oportunidade do trade turístico se aculturar com o novo perfil do viajante e se capacitar. “O hoteleiro precisa se reinventar. O turismo de hoje não é o mesmo há 10 anos. Estamos vivendo a era das experiências e o turista atual busca algo novo, um pacote mais personalizado, onde ele possa conhecer lugares inusitados, que só os moradores locais frequentam”, diz. 

Segundo Jorge Khoury, superintendente do Sebrae-BA, eventos como este incentivam o turismo. “O Sebrae apoia toda iniciativa que proporcione desenvolvimento e fomente a economia das micro e pequenas empresas, que são sua grande maioria no turismo. Estar junto a elas faz parte do nosso interesse, incentivando, principalmente, neste momento em que atravessamos uma fase difícil na economia nacional", informou.

De acordo com Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, o Nordeste está entre os destinos mais procurados pelos turistas, fomentando a economia da região. "Os nossos operadores associados movimentaram em 2018 no Brasil mais de 13 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano, sendo que deste montante 50% dos pacotes vendidos por nossos associados são para o Nordeste. Então esta região é de extrema importância para a Braztoa, para a economia e para o turismo nacional", enfatizou.

Hospitality Experience: programação

A programação contemplou diversas ações. No dia 07, com palestras sobre “Como Congressos e Eventos têm impulsionado o turismo pelo mundo”, ministrada por Damien Timperio, CEO da GL events no Brasil (empresa que vai administrar o novo Centro de Convenções de Salvador na Boca do Rio); 

O evento ainda contou com a palestra “Criptomoedas, do investimento a uma nova forma de recebimento seguro para o turismo” apresentada por David Costa, diretor da Interag e o painel master “Imersão futurística do turismo 4.0” ministrada pelo empreendedor Dante Freitas. Painéis de debates, lounge de negócios, Experiência Braztoa, pitchs de startups e show de Tatau, ex-vocalista da banda Araketu complementaram a programação.

Já na quinta-feira (8), o ponto alto do evento, foi a Rodada de Negócios, promovendo o contato direto de operadores de turismo, agentes de viagem, hoteleiros e receptivos, com o intuito de fazer negócios, ampliar a rede de contatos e apresentar novos produtos para incrementar as vendas para a temporada de 2020.

“A Rodada é uma oportunidade de baixo investimento para os hoteleiros, pois em um único local, estão presentes operadoras que realizam ações de venda do destino Bahia, principalmente Salvador, com o intuito de gerar negócios e fomentar a economia local”, comentou Lemos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-BA