hotéis em balneário camboriúCidade é uma das campeãs do turismo catarinense

Destino conhecido, entre outros motivos, por suas belas praias, Balneário Camboriú aparece entre os principais destinos da região Sul do Brasil. Ao longo de 2017, por exemplo, 4,5 milhões de viajantes passaram pela cidade – 16% a mais que na temporada anterior. Contudo, é justamente quando o fluxo de turistas cai que os hotéis da região movimentam-se para modernizar sua oferta e fazer obras estruturais.

O Inverno – estação que dura entre junho e setembro no Hemisfério Sul – é a época escolhida para essas movimentações. 

"Geralmente, no mês de agosto fazemos as mudanças necessárias", antecipa Pedro Mário dos Anjos, do departamento Comercial do Hotel Miramar. Meio de hospedagem que funciona na cidade desde o final dos anos 1920, o Miramar fixou uma rotina que sistematiza as reformas em todas as áreas da unidade. As mudanças acontecem com o hotel de portas fechadas, durante um mês no qual não há atendimento aso hóspedes.

"O hotel fecha e aí reajustamos tudo aquilo que foi apontado e planejado durante os meses anteriores", explica o executivo. Para 2018, o empreendimento projeta a troca de todas as janelas – sobretudo nos 160 apartamentos disponíveis. A ideia é instalar aparelhos com isolamento acústico para dar mais conforto e calma na experiência de hospedagem, conforme explica dos Anjos.

Tática parecida é utilizada pelo Tropikalya Prime Hotel. Atento ao período conhecido como baixa temporada, a administração aproveitou para revitalizar os 44 quartos e os corredores de todos os andares. "Essas reformas foram realizadas em agosto passado", revela Claiton Barreto Scheidt, do departamento de Vendas da unidade.

Para os meses de oscilação na ocupação deste ano, o empreendimento pretende mexer em lobby e áreas comuns. No caso desta unidade, no entanto, a operação não pára.

Hotéis de Balneário Camboriú: ampliações

Há ainda os hotéis que além das reformas apostam em ampliações de inventário, aproveitando o mesmo período de baixa. É o caso da rede Sagres Hotéis, que administra três unidades na cidade – Hotel Ilha da Madeira, Hotel dos Açores e Sagres Praia Hotel. 

A empresa utiliza  abaixa temporada para aumentar sua oferta de apartamentos – já são quase 500 na cidade. Segundo informa Sandro Mello, diretor da rede, o esforço mais recente nesse sentido aconteceu no Sagres Açores, que teve seu número de apartamentos aumentado em 11. Agora são 194 na unidade.

Nos outros hotéis, conforme informa o dirigente, o foco foi nas modernizações. "Trocamos camas dos apartamentos. Nossa intenção sempre é melhorar nosso atendimento e manter os hotéis atualizados", reforça.

No HM Hotel, antigo HM Plaza, as modificações também foram profundas. A unidade reabre este mês sua segunda torre de habitações na etapa final de um projeto que deu cara nova ao estabelecimento.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hôtelier News