(foto: abrhpb.com.br)
 
De norte a sul do país, meios de hospedagem participam amanhã (28), das 20h30 às 21h30, da Hora do Planeta, manifestação sustentável realizada pela organização não-governamental WWF.
 
No Rio, os hotéis Marina Palace e Marina All Suites, localizados no Leblon, terão seus letreiros apagados. “Temos como filosofia apoiar grandes ações sociais e eventos culturais que mobilizem a população e agreguem valor ao destino. Não poderíamos ficar de fora de um movimento tão importante, não só para a cidade como para o planeta”, explica Meg Mattos, coordenadora de Marketing dos Hotéis Marina.
 
Ainda na cidade, o JW Marriott Rio de Janeiro, em Copacabana, irá enviar correspondências aos hóspedes sugerindo a participação voluntária para o evento Free Green Cocktail, que irá acontecer no Bar Terraneo. Outras ações serão realizadas ao mesmo tempo no hotel: desligamento do letreiro luminoso, da iluminação externa superior e inferior e redução da ambientação do lobby.
 
O Cais da Ribeira, restaurante do Pestana Rio Atlantica, também em Copacabana, abraçou a iniciativa e irá apagar as iluminação, além de servir um jantar à luz de velas na noite de amanhã. “Iniciativas como esta ajudam a conscientizar as pessoas. Somos um grão de areia, mas se todos fizermos um pouco pelo planeta, conseguiremos mudanças efetivas para melhor”, avalia o chef Renato Vicente.
 
O Estância Betânia, em Curitiba, vai apagar as luzes das áreas sociais. “Vamos manter somente o necessário para a segurança do hotel e dos hóspedes, que terão liberdade para participar do movimento. Será servido jantar a luz de velas e as crianças poderão comer marshmellow na lareira”, explica Carolina Fedoruk, gerente comercial do hotel.
 
Outro que serve jantar a luz de velas é o Verdegreen Hotel, em João Pessoa. “A participação dos hóspedes será facultativa. Para manter o conforto utilizaremos luz de velas e nossa iluminação em led nas áreas do lobby, recepção, bar, piscina, fitness center, corredores e em todas as áreas de serviço do empreendimento”, diz Camilo Juliani, gerente geral.
 
O Four Points by Sheraton Curitiba também aderiu à ação. “Já iniciamos um trabalho de conscientização com os hóspedes, para estimulá-los a não utilizar o secador elétrico na ocasião, desligar o televisor, apagar ou diminuir o ar-condicionado, entre outras iniciativas”, ressalta Clóvis Dal’Castel, gerente geral do empreendimento. O Cantazaro, restaurante do meio de hospedagem, também irá ficar a luz de velas, enquanto andares e áreas não utilizados pelos hóspedes serão desativados no período. Os colaboradores foram orientados a apagar os equipamentos do escritório e alguns elevadores.

Em São Paulo alguns hotéis também estão engajados, como o  Marriott Executive Apartments, que desligará os exaustores dos andares, os climatizadores do lobby e um elevador, além da medida tomada no restaurante, que será iluminado por velas. No Renaissance São Paulo, o desligamento das lâmpadas desnecessárias já vem sendo feito há um mês.

Já no São Paulo Airport Marriott Hotel serão desesligados o ar-condicionado do lobby, um elevador social e outro de serviço, além de 75% das luzes de backstage, 50% da iluminação do lobby e a da área da piscina e jardins, de acordo com as leis de segurança. Também acontecerá a interrupção do serviço de lavanderia pelos 60 minutos da Earth Hour.

Outro empreendimento participante é o Grand Hyatt São Paulo, que apagará o luminoso da fachada do hotel, além de desligar as luzes e ar-condicionado do Espaço Grand Hyatt e as luzes de áreas internas não utilizadas por hóspedes. O empreendimento ainda incentiva os colaboradores a terem a mesma atitude em casa. Segundo projeções do empreendimento, se todos aderirem à causa, aproximadamente 1,4 mil KWh serão economizados em apenas 60 minutos. As unidades da rede em Mendoza e Santiago também vão estar na corrente.

Conhecido pelo nome em inglês, a Earth Hour estreia no Brasil em 2009. O primeiro ano da campanha foi 2007 e contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. No ano passado, a Hora do Planeta teve a participação de 50 milhões de pessoas, moradoras de 400 cidades em 35 países e, neste ano, cerca de 80 países já confirmaram a adesão ao evento. No Brasil, a capital fluminense foi a primeira cidade a fazer parte do projeto.
 
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(Redação)