Hotéis Pestana na Bahia: conforto na terra de todos os santos

Torre do Pestana Bahia, nos braços do mar (fotos: Aline Costa)
A capital soteropolitana possui uma energia diferente. Além das belas paisagens, há algo no ar que nos envolve de uma forma surpreendente e inexplicável.
Andar pelas ruas de Salvador já nos proporciona uma incrível alegria - mesmo com a região tendo vários problemas observados em qualquer outra cidade grande do mundo.
E se mesmo nas ruas cheias de realidade o bem estar é garantido, imagina qual não deve ser a sensação de estar em um dos pedaços mais bonitos de Salvador, em uma faixa de terra que avança para o mar nos proporcionando uma vista incrível e em um - ou melhor, dois - hotéis de primeira categoria, com conforto e infraestutura completos?
Sejam bem vindos ao tour fotográfico pelo Pestana Bahia e Pestana Bahia Lodge. Também daremos uma pequena amostra da gastronomia do Pestana Convento do Carmo no final da matéria.
Por Aline Costa*
Vista áerea: apesar da sombra, é possível ver a representação de Iemanjá no fundo da piscina
Os empreedimentos (Pestana Bahia e Bahia Lodge) estão localizados lado a lado no nobre e boêmio bairro Rio Vermelho, onde fica a residência dos já falecidos escritores Jorge Amado e sua esposa Zélia Gattai.
Amado, inclusive, é homenageado pelo Pestana Bahia, que em seu lobby possui um espaço com fotos, livros e objetos da Fundação Jorge Amado. Paloma Amado, filha do casal, batizou alguns espaços do empreendimento.Vamos começar nosso passeio pelas dependências do Pestana Bahia.
Espaço dedicado ao escritor baiano
Outro ângulo do local
 
Outra entidade homenageada pelo empreendimento é Iemanjá. Há algumas imagens da orixá pelo meio de hospedagem, principalmente no bar da piscina Sonhos de Iemanjá. E, na própria piscina, há a imagem dela no fundo. Além disso, em 2 de fevereiro, dia da rainha do mar, o hotel sempre oferece uma programação especial.
"Uma das nossas preocupações é trazer para o hotel elementos que o relacionem com a cultura do Estado e da cidade. As festas de Iemanjá, por exemplo, são realizadas aqui no bairro", conta Christiane Bruni, gerente regional de Vendas Macro, que atende as três unidades do Grupo Pestana na Bahia, além de intermediar as negociações com os empreendimentos da América do Sul. "Chegou-se até a considerar a ideia de quebrar a piscina, onde há uma imagem de Iemanjá feita por Goya Lopes, mas não deixamos", completa. Paulo Dias, diretor comercial, completa que o erro de algumas redes é carregar um modelo de implantação único. "Aqui mesclamos influências da África e de Portugal e também brasileiras", diz.
Um bom lugar para relaxar
Dias comenta também que a rede costuma ainda ter um bom relacionamento com os governos. "Temos credibilidade, pois não somos apenas uma bandeira. Aqui na Bahia, exceto o Convento do Carmo, todos os empreendimentos são nossos. Isso reforça nossa responsabilidade social, corporificada pela valorização da mão-de- obra local, visto que 99,9% dos colaboradores são da própria região", aponta ele.
O lobby é aconchegante
 
Jogo de luzes no lobby bar A Brasileira Não é necessário sair do hotel para fazer compras Neste anexo, ao lado direito da foto, encontramos os seguintes espaços
 
 
Academia...
 
  ...sala de jogos...
... e brinquedoteca
 
Descanso
No detalhe, a decoração da parede em frente ao elevador
 
O empreendimento tem 430 apartamentos equipados com TV a cabo, ar-condicionado, telefone duas linhas, cofre digital, minibar, estação de trabalho, sacada, internet banda larga ou wi-fi, secador de cabelo com voltagem 110v/220v.
Os apartamentos estão divididos nas seguintes categorias:
- 293 apartamentos Superiores; - 40 apartamentos Luxo; - 70 apartamentos Executivo Luxo; - 5 suítes Superior; - 4 suítes Luxo; - 6 suítes Executivo Luxo; - 2 suítes Smart ; - 1 UH Presidencial Amalia; - 1 UH Presidencial Gal Costa; - 1 UH Presidencial Carmen.
Presidencial Carmen
  No destaque, a decoração colorida
Cama da Presidencial Amália
Banheiro da UH
Vista do Superior
Workstation No detalhe, as guloseimas
Leito da Presidencial Gal Costa
Outro ângulo da acomodação
Área de trabalho
 
Os tons claros e a iluminação natural garante o visual clean
Banheira...
 
...e o lavabo
Restaurantes O Pestana Bahia tem três espaços gastronômicos, todos sob a responsalidade do chef Alexandre Vick - que está a frente de todas as cozinhas a rede em Salvador. Cais da Ribeira
No destaque, a vista para o mar
  O Cais da Ribeira está localizado no térreo
A baiana "atende" aos hóspedes
Nada como começar o dia tomando café de frente ao mar
 
  Tostadeiras a disposição do hóspede
Cozinha show
Lounge A Catarineta
O local oferece esta linda vista do céu e do mar
 
A iluminação natural dá um toque especial ao ambiente
Eventos
A área de eventos do Pestana Bahia possui 4,6 mil m² e pode atender até 3,6 mil pessoas simultaneamente em suas 19 salas de reuniões.
 
Formato auditório
Sala montada para buffet
Os corredores podem ser usados para montagem de estandes
Vista de dentro do corredor
Pestana Bahia Lodge
Pestana Bahia Lodge visto do Pestana Bahia
O Pestana Bahia Lodge, que foi inaugurado em 31 de março de 2009, possui 98 UHs e é o primeiro da divisão Pestana Residence. O empreendimento recebeu um investimento de aproximadamente R$ 28 bilhões em sua abertura.
Este corredor interliga o Pestana Bahia ao Pestana Bahia Lodge Os tons terra constrastam com o azul do céu... ...e da piscina
As UHs estão distribuídas em edifícios de três pavimentos As agradáveis sacadas dos apartamentos
 
Corredores cobertos para o acesso entre os blocos As escadas para os apartamentos As boas-vindas
A sala também tem vista para o mar
Sala de estar 
Mini-cozinha
  Jogo de luzes na cama em dois tempos
Amenities e espelho para maquiagem 
Banheira: mais uma opção para relaxar
  O Lacerdinha, alusão ao Elevador Lacerda
 
O cair da tarde é encantador, mesmo com o céu um pouco nublado
Nada como descansar em uma dessas espreguiçadeiras O bar da piscina...
 
 ... onde também é servido o café da manhã, dependendo da demanda
 
  E os quitutes podem ser apreciados...
 
... ao ar livre, em frente ao mar!
L'Occitane e bem estar
O Bahia Lodge possui sala de massagem com serviço da L'Occitane
A infraestrutura completa do spa fica no Pestana Bahia
Conforto para aguardar o atendimento
 Logo na entrada, cadeiras para massagens nos pés
 
Ao lado da cama, o aparelho de som que ajuda a tornar o ambiente ainda mais relaxante
 Casais e amigos podem fazer as terapias juntos
No espaço health há ofurô
...e também sauna
Pestana Convento do Carmo Durante nossa visita à Bahia, tivemos a oportunidade de jantar no Pestana Convento do Carmo e fizemos mais algumas fotos. Confira abaixo.
  Entradas
Um dos pratos principais, bacalhau
Docinhos portugueses
O cenário
Repare no detalhe logo na parte de cima do pé da mesa
Salvador
Quando nossa equipe esteve em Salvador, não era fevereiro. Mesmo assim, não podemos deixar de citar o aniversário de 60 anos do Trio Elétrico. Depois de dez anos sem se apresentar durante a folia, Moraes Moreira, primeiro cantor a subir em um desses carros, será a principal atração da festa. E o melhor é que não será preciso comprar abadá para se divertir ao som do músico - sorte do folião.
E para quem gosta de sossego nesta época do ano, é só curtir a paisagem!
Vista do mar a partir de uma das janelas do Pestana Bahia
No canto superior direito, a Praça Colombo, o Largo da Mariquita e o Mercado de Peixe
Prédios brigam por uma boa vista
 
A piscina natural é de propriedade do Quartel de Amaralina
 Ondas batendo nas pedras sempre proporcionam um visual encantador
 O cair da tarde é lindo... 
 ... em todos os ângulos
Olhando para a piscina natural do Quartel de Amaralinda da espreguiçadeira do quarto
Serviço Pestana Bahia e Pesana Bahia Lodge Rua Fonte do Boi, nº 216 - Rio Vermelho Salvador (BA) 71  2103-8000 / 2103-8000 reservas@pestanabahia.com.brPestana Convento do Carmo Rua do Carmo 1 - Pelourinho Salvador (BA) 71 3327-8400 / 71 3327-8400 reservas@conventodocarmo.com.br* A equipe do Hôtelier News viajou à Bahia a convite do Grupo Pestana e da Gol Linhas Aéreas.

Comentários