Hotéis RioCerca de 60 hotéis paralisaram suas operações na capital fluminense

Na luta entre paralisar ou não as operações, os hotéis no Rio de Janeiro dividem-se na escolha entre fechar as portas ou não. Em escala nacional,  só em março a perda do setor turístico chegou à R$ 11,96 bilhões. Para a região, o Hotéis Rio estima perda de R$ 130 milhões no setor hoteleiro.

Enquanto alguns resistem ao fechamento, empreendimentos localizados no coração das praias cariocas, como o Laghetto Stilo Barra Rio e LSH Lifestyle Hotel, deixam de operar, retratando o atual cenário da crise. Com menos de 5% em ocupação nos quartos, ao todo já são 60 hotéis que optaram por paralisar operações durante o período. E as consequências já caem diretamente sobre o trabalhador, uma vez que cerca de cinco mil empregos estão ameaçados, com estimativa de 20% de demissão dos funcionários.

Hotéis Rio: ações

A instituição auxilia os departamentos hoteleiros, atuantando em diversas esferas  comerciais, contábeis, civil, trabalhista, governamentais e políticas. Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio, entende que o momento é de trabalho em conjunto: “O sindicato está e sempre se fará presente para ajudar, orientar e defender a indústria hoteleira e os hotéis associados. Juntos, descobrimos que somos muito mais fortes e, hoje, há a oportunidade de colhermos os frutos desta união, que sempre foi cultivada ao longo de anos e cada vez mais se mostra firme e consolidada”.

Quanto ao retorno das operações, até o momento, a estimativa é que em junho, 47% da hotelaria já inicie o processo de reabertura, segundo a FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). Durante o pico de crise, diversas empresas se mobilizam para reduzir os impactos no setor, oferecendo cursos e consultorias gratuitas aos empresários. Enquanto o governo busca ações para também reduzir os danos, a exemplo da MP aprovada recentemente, que permite que reservas de hotéis não sejam reembolsadas.

(*) Crédito da foto: LhcCoutinho/Pixabay