Algumas das suítes sustentadas por garrafas Pet recicladas
(foto: amazonfish.net)
 
O hotel de selva Amazon Fish, localizado em Manaus e voltado para o público de lazer, utiliza cerca de 400 mil garrafas plásticas recicladas para sustentar a estrutura das suítes, montada sobre o rio Negro. Segundo a administração, hoje 99% do lixo produzido no local é reutilizado, de acordo com sua utilidade.
 
A ideia veio do empresário e proprietário Moisés Bichara, que desde 2004 reciclava o produto quando jogado no rio para gerar renda. Hoje ele diz ser uma questão de consciência ambiental. Elas mantêm firmes as suítes, que têm televisão e ar-condicionado e que atraem hóspedes pelo conceito de sustentabilidade.
 
As Pets (Politereftalato de etileno) ficam presas por baixo das tábuas que servem de chão para a estrutura. Isto garante a flutuação dos chalés e das passarelas de acesso aos quartos. Bichara conta que primeiro juntou 100 mil garrafas e construiu os primeiros seis chalés do hotel, todas retiradas do rio ou doadas.
 
Com a divulgação e com crescimento de demanda, o hotel aumentou sua estrutura e atrativos. Ao todo são 24 acomodações divididas entre suítes Presidencial, Premium e Chalés. A gastronomia é feita à base de peixes, geralmente pescados no dia. Para chegar ao local, o acesso é feito apenas pelo rio, porém o hotel disponibiliza de receptivo e estrutura para barcos, lanchas, hidroavião e helicóptero.
 
Apesar de não ser o foco, o Amazon Fish disponibiliza de um auditório com capacidade para 100 pessoas, com vista para o Rio Negro, onde podem ser feitas reuniões, festas corporativas e particulares.
(Redação)