Hotel Fazenda Dona Carolina - nova cachaçaOs dois lançamentos do hotel lado a lado

Para marcar o Dia Nacional da Cachaça, celebrado hoje (13), o Hotel Fazenda Dona Carolina anunciou duas novidades. O empreendimento paulista colocou à venda o primeiro lote da Reserva Premium de sua cachaça, de produção própria. Além disso, anunciou o lançamento de uma cerveja com cachaça, em parceria com a Mountain Brew. Os dois produtos são vendidos exclusivamente no hotel, situado em Itatiba (SP).

Inaugurada em setembro de 2005, a Cachaçaria Dona Carolina começou a produzir em junho do ano seguinte. Hoje, empresa conta com três padronizações de cachaça: Reserva Tradicional (envelhecimento de três anos); Reserva Especial (cinco anos) e Reserva Premium (12 anos). Além disso, o hotel oferece em suas diárias o Tour da Cachaça, onde os hóspedes podem conhecer todo o processo de produção da bebida, da destilação ao envelhecimento.

“Esse é um dos diferenciais do Dona Carolina para seus hóspedes. É ainda uma forma de mantermos viva uma cultura brasileira, que começou na época da escravatura”, explica Carlos Alexandre, mestre-cachaceiro do Hotel Fazenda Dona Carolina. “Queremos que os hóspedes sintam o prazer de degustar uma cachaça de qualidade”, acrescenta.

Hotel Fazenda Dona Carolina: produção

A produção anual do Dona Carolina chega a 10 mil litros de cachaça em um processo totalmente artesanal. “A colheita da cana-de-açúcar é feita de junho a outubro. O transporte é imediato, pois moemos a cana em, no máximo, 24h, para que não perca o frescor. Em seguida, são mais 24h de fermentação e mais cinco horas de destilação. A cada 1 mil litros de cana, extraímos 180 litros de cachaça”, explica Carlos Alexandre.

Tanto cuidado na produção vale a pena. A cachaça do hotel foi considerada como a segunda melhor do mundo por três anos consecutivos. “Ganhamos medalha de prata no San Francisco World Spirits Competition em 2008, 2009 e 2010. Também ganhamos o bronze em 2014. São quatro reconhecimentos internacionais”, frisa o mestre-cachaceiro do hotel.

Além da cachaça Reserva Premium, a outra novidade do hotel foi o lançamento de uma cerveja com a bebida. A ideia começou no segundo semestre de 2017 e a receita preserva um pouco do sabor da cachaça. A Cerveja Dona Carolina é uma Barley Wine (vinho de cevada) que carrega na mistura 1% da pura cachaça produzida pelo hotel, que sediou evento da Specialized, em agosto.

“É praticamente um vinho. Trabalhamos com maltes especiais de cervejas do tipo inglesa, bem encorpadas. Tudo passa por um processo normal de cerveja, mas ela é maturada no barril da Cachaça Dona Carolina para pegar um pouco do sabor da madeira. E, depois, é feita uma infusão de 1% da cachaça”, explica Nani Oliveira, gerente da Mountain Brew. Ao todo, são produzidos cerca de 100 litros por mês da Cerveja Dona Carolina, cujo teor alcoólico é de 14%. A bebida é vendida em garrafas de 330 ml.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Fazenda Dona Carolina