Hotel & Food Nordeste (HFN): antes mesmo da feira, expositores já colhem lucros

hfnFeira será realizada de 3 a 5 de outubro, no Recife

Lançado em novembro e agendada para o início de outubro, a HFN (Hotel & Food Nordeste) chega para preencher uma lacuna na agenda de eventos do Nordeste. Sem grandes feiras voltadas aos setores de hospedagem e alimentação há alguns anos, a região volta a ter uma grande ocasião para debater conteúdos e conhecer novos produtos. 

"Há dois anos não temos nenhum grande encontro com ênfase em alimentação e há três não há algum relacionado a hotelaria", lembra Tatiana Menezes, diretora da HFN. A executiva comenta que dessa observação de carência surgiu a iniciativa que tomou forma e já tem parte da programação alinhada.

Ao longo de três dias – de 3 a 5 de outubro – a feira dará espaço considerável a ações de capacitação, recebendo palestrantes conhecidos pelo país. Temas como marketing digital, engenharia de cardápio, hospitalidade, segurança e distribuição já estão no plano de atrações. "São assuntos solicitados pelo mercado da região de maneira geral", explica a diretora.

Numa projeção classificada como "pés no chão", a organização estima receber 10 mil visitantes. Hoteleiros e empresários, todos das regiões Norte e Nordeste, são a audiência esperada. A escolha de Recife como cidade-sede justifica a expectativa. Segundo Tatiana, a capital pernambucana dá fácil acesso a, pelo menos, quatro outras grandes capitais da região, bem como a cidades do Norte. "Em viagens de três horas, profissionais de Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco conseguem estar aqui", afirma a executiva. "Sabemos ainda que, hoje, Recife é um grande hub de voos permitindo a vinda de mais participantes", acrescenta.

Para a divulgação do evento, a organização contou com o auxílio de associações especializadas. ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) locais participam da estratégia para levar mais público ao evento. Um mailling, montado ao longo dos últimos meses, também serve como base para fazer convites. "Montamos um banco de dados com cerca de 52 mil cadastrados, entre hotéis, bares e restaurantes. Capitais e interior estão representados", revela.

HFN: resultados já aparecem

Alguns resultados para participantes e expositores já começam a ser notados antes mesmo da feira. Segundo representantes da Insight Feiras e Negócios, organizadora do evento, esta semana uma newsletter, com foco no marketing de conteúdo e com botão de ativação de negócios, começou a ser propagada. Nela, mais de 30 mil compradores de toda a região Norte-Nordeste estão cadastrados.

"O primeiro fornecedor contemplado foi a Selovac que já recebeu mais de 50 solicitações contatos de clientes prospects em apenas três dias", afirma Tatiana.

* Imagem de capa: divulhação/HFN

Comentários