Um dos ambientes do Hotel Planalto, em Ponta Grossa
(foto: divulgação)

Localizado na cidade paranaense de Ponta Grossa, o Hotel Planalto está completando 75 anos de operação, neste mês. Com o crescimento da cidade, na década de 1940, especialmente em função da ferrovia, Ponta Grossa sentiu a necessidade de possuir um meio de hospedagem estruturado para a época. Sendo assim, foi construído o Palace Hotel, idealizado por meio do Rotary Club local. 

O emprendimento foi o primeiro edifício com mais de dois pavimentos de Ponta Grossa, que se manteve com o mais alto da cidade durante toda a década de sua inauguração.

Com ambientes propícios para sediar diversas solenidades, onde o salão do restaurante foi palco das principais festas de casamentos e de outros eventos sociais das famílias tradicionais da região. Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas, no auge do Estado Novo, hospedou-se no hotel.

Em 1973, a Família Wagner passou a administrar o empreendimento, alterando o nome do hotel para Planalto.

"Quando adquirimos o hotel, o meio de hospedagem era simples e atendia as necessidades básicas de hospedagem, os banheiros eram nos corredores e não havia sequer um TV", diz Daniel Wagner, gerente geral do Hotel Planalto.

Nos últimos dez anos, as reformas têm sido uma constante no empreendimento, com investimentos na área de Alimentos & Bebidas e na atualização das habitações. " Temos investido muito para poder oferecer a melhor experiência de hospedagem na região", comenta Wagner, que salienta: "somos uns dos dez melhores hotéis do Paraná, segundo o TripAdvisor."

Com 66 habitações, distribuídas em cinco pavimentos e em quatro categorias – Standard Compacto (15); Executivo (36); Master (12) e Suítes (3), o empreendimento conta também com restaurante e oito salas para eventos, a maior delas com capacidade para 120 pessoas em auditório.

Serviço
hotelplanalto.com.br