Hotel Planalto Palace - Daniel WagnerWagner: hotel foi pioneiro com a abertura de um café com produtos especiais

Localizado em Ponta Grossa (PR), o Hotel Planalto Palace passou recentemente por um reposicionamento. Agora, o empreendimento paranaense se chama Planalto Select Hotel, apresentando ainda outra novidade, dessa vez na área de A&B (Alimentos & Bebidas). Em abril, a propriedade inaugurou o Lumen Café, que vem trazendo bom retorno – de marca e financeiro.

Fundado em 1941, o Planalto Select Hotel tem perfil corporativo e é bastante tradicional na cidade, mas resolveu promover mudanças. “Como o cliente nos visitava e gostava muito da experiência e do serviço prestado, sentimos a necessidade de rejuvenescer a marca”, explica Daniel Wagner, gerente geral da unidade. “A criação do Lumen Café coroa esse processo, sendo também aberto ao público, com uma porta virada para a rua. A ideia era desmistificar aquela coisa de que hotel é apenas para hóspedes”, completa o profissional.

Especializado em cafés especiais, o Lumen Café tem um barista profissional, chamado Rafael Wagner, em sua equipe, além de apresentar outros diferenciais. “Recebemos o café e promovemos a torra aqui mesmo, além de moê-lo na hora para o cliente. Isso deixa o produto muito mais fresco e saboroso”, explica Wagner. “Servimos também almoço executivos, sanduíches de fermentação natural e tortas feitos no próprio hotel. Tem feito grande sucesso”, revela. 

Hotel Planalto Palace: impacto na receita 

Desde a inauguração, o Lumen Café foi responsável por aumentar a participação do A&B na receita total do empreendimento. “Buscamos seguir essa tendência atual da hotelaria, de apostar na gastronomia para melhorar a experiência do hóspede. Isso deu resultado rápido: o café triplicou o faturamento do A&B”, revela Wagner. “Além disso, fomos pioneiros na cidade na chamada terceira onda do café”, acrescenta.

Segundo o executivo, e pensando no aspecto financeiro, há outro ponto positivo na abertura do Lumen Café. “O hotel é de perfil corporativo e, com o café, vimos uma forma de recuperar as perdas na tarifa e de ocupação ocorridas no mercado desde o aprofundamento da crise econômica do país”, comenta. “Por isso, estamos inclusive pensando em sua ampliação, o que demandará uma obra simples e adaptações decorativas pontuais”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Laertes Soares/Planalto Select Hotel

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News