(foto: hotel-campinas.com)
 
No início deste ano o Hotel Premium Norte Campinas, localizado no interior paulista, fez uma parceria com a Prefeitura da cidade para oferecer cursos profissionalizantes de garçom, cozinheiro e camareira. No primeiro semestre cerca de 90 pessoas foram capacitadas, sendo que três delas já fazem parte do quadro de colaboradores do próprio estabelecimento e outras nove foram contratadas por outros meios de hospedagem.
 
“Quando precisamos de colaboradores temporários contratamos alguém que já tenha participado do programa”, diz Fábio Cardoso, gerente geral do empreendimento. Ainda segundo ele, o custo da iniciativa é de R$ 2 mil por mês, “os professores são da prefeitura, e a infraestrutura utlizada é aquela disponível no hotel, o que exige manutenção independentemente do uso”, comenta.
 
O curso é gratuito com duração de seis meses, e visa ajudar os moradores da região. “Queremos resgatar a hotelaria antiga, pela qual o garçom deve puxar a cadeira para as pessoas sentarem,  gentilezas que muitas vezes são deixadas de lado por conta da correria do dia a dia”, explica Cardoso.
 
No curso as refeições preparadas são servidas aos funcionários do hotel. Algumas aulas são ministradas numa cozinha que havia sido desativada. A próxima turma inicia em 17 de agosto.
(Aline Costa)