022 Radisson MCZ UH
Vista a partir do terraço da Suíte Premium, do Radisson Maceió (fotos: Peter Kutuchian)

Inaugurado há quase quatro anos, em 22 de outubro de 2009, o Radisson Maceió é fruto de investimento local, com aporte superior a R$ 40 milhões. Desenvolvido com DNA para o turismo de negócios, o emprrendimento, operado pela Atlantica Hotels International, adquiriu também veias para o segmento de lazer. O número de turistas que vem curtir as praias e atrações do destino cresceu nos últimos anos, devido ao trabalho feito pela Secretaria de Turismo de Alagoas. Sendo assim, o Radisson Maceió tem tido um acréscimo de turistas em férias.

Está bem localizado na Praia de Pajuçara, a poucos minutos do Centro de Convenções de Maceió, da feirinha de Artesanato e do Centro Histórico da capital alagoana. Além disso, as jangadas saem de frente do hotel para os passeios nas piscinas naturais, facilitando a inda e vinda dos hóspedes.

Com 195 habitações, incluindo 23 suítes, o Radisson Maceió conta com o restaurante Origens, Lobby Bar, loja de conveniência, business center, locadora de automóveis, Centro de Eventos e salas para pequenas reuniões, além da área de lazer na cobertura com piscina, academia, área recreacional para crianças, mesas de bilhar e jogos.

Com um projeto arquitetônico diferenciado, o produto Radisson Maceió conta também com bom atendimento, com destaque para as equipes da Recepção, Governança e do Room Service.

Segundo Fabio Kazuo, gerente geral do hotel, o Radisson Maceió chegou à capital com o grande desafio da renovação hoteleira e sendo a primeira rede internacional de luxo da cidade. "Implantamos todo o conceito de padronização, qualidade e atendimento alinhado a este produto moderno e inovador. A expectativa era muito grande quanto ao resultado que viria com este trabalho. E graças à perseverança, à consistência no trabalho, com qualidade e encantamento dos hóspedes, todas estas expectativas se concretizaram, sendo coroado já no ano início de 2012 como o primeiro hotel em Alagoas a receber a  homologação da FIFA. E no inicio de 2013, recebemos o reconhecimento como o sexto melhor hotel brasileiro no ranking do Tripadvisor", comemora o executivo.

Ele explica que o trabalho não para. "Temos que nos manter nesta posição, trabalhando continuamente nas melhorias e garantindo a satisfação total dos hóspedes. Estes são os principais pilares de todos os envolvidos no Radisson Maceió e é muito gratificante para nós sabermos desta  nossa participação nesta nova fase da hotelaria em Alagoas", conclui.

Manoel Juca e Simone Bonilha
Manoel Jucá, gerente de Vendas do Radisson Maceió, e Simone Bonilha, gerente regional de Vendas Nordeste, da Atlantica, receberam a reportagem do Hôtelier News

Por Peter Kutuchian*

Hospedagem
As 195 habitações do Radisson Maceió estão divididas em nove categorias. São três opções para os apartamentos – Superior, Luxo e Premium – e seis para as suítes – Superior, PNE's, Luxo, Premium, Royal e Presidencial.

Acessando o hall de elevadores, um grande painel com uma imagem de praia dá as boas-vindas aos hóspedes. Para quem for mais atento, principalmente quando está esperando o elevador, é possível escutar o ruído do mar e de algumas gaivotas. O "barulhinho bom" vem de um alto falante no teto. "É para o hóspede entrar no clima e lembrar que está num destino diferenciado", explica Simone Bonilha. E é nesse conceito que o Radisson Maceió foi implantado.

Todas as habitações são decoradas com enxovais cujas cores remetem aos tons do mar da cidade. Além disso, outros painéis acima da cama receberam uma iluminação que imita o por-do-sol. E, realmente, é notória, pelo menos para mim, a alegria e o bom astral da Suíte Premium na qual ficamos hospedados. E pudemos perceber essa característica também nas outras habitações visitadas.

Outra questão interessante é a comunicação que a Atlantica faz com o hóspede dentro do apartamento. A folheteria incita à leitura, fazendo uma brincadeira como por exemplo o display de acrílico com as tarifas das ligações telefônicas. A primeira frase que lemos é "Quem inventou a distância, não sabia o que era a saudade". Outro folheto é o da lavanderia, que imita uma camisa social dobrada e fica sobre a cama. É divertido, pois a impressão é que alguém deixou uma camisa para você. E por falar em deixar, as arrumadeiras criam diariamente animais feitos com as toalhas. Elefante, tartaruga, cachorro e peixe passaram pela minha suíte. E não é só, elas também deixavam junto um bilhete, escrito à mão, desejando um bom dia, etc. Muito simpática a ação.

Cama, chuveiro, espaço, varanda, vista, acesso grátis à internet… O que mais precisamos? Limpeza, bom atendimento, boa gastronomia… Amenities de marca exclusiva, que superam o nosso próprio xampú e condicionador? Sim, nas suítes a linha utilizada é H;A – Herchcovitch;Alexandre, produzida pela Realgem's, do Paraná.

Gastronomia 
Restaurante Origens, Lobby Bar e Bar da Piscina. Estas são as três referências gastronômicas do Radisson Maceió. Sendo que a cozinha é uma só e atende os três pontos.

Localizado no mezanino, o Origens serve o café da manhã, com mais de cem itens, incluindo os produtos regionais como Bolo de Rolo, Tapioca e outros quitutes matinais. 

Nos dias úteis, o Origens serve o café entre as 6h e 10h; já nos finais de semana, a primeira refeição do dia vai das 6h30 às 10h30. Almoços, das 12h30 às 16h e jantares, das 19h às 23h30. Aos sábados, a típica opção brasileira feijoada é oferecida com mais de 60 itens, sendo a primeira caipirinha por conta da casa.

O Lobby Bar funciona das 14h até a meia-noite, e o Bar da Piscina, das 8h às 20h. Nossa vivência da gastronomia do Radisson Maceió foi do café da manhã e de alguns pratos pedidos no Serviço de Quarto. Comida saborosa e bem feita.

Eventos
Com acesso independente pela rua Jangadeiros Alagoanos, e pelo Lobby, o Centro de Eventos do Radisson Maceió conta com três salas independentes – Mundaú, Jequiá e Roteiro – e o Salão Manguaba, que pode ser divido em dois.

Com capacidade total para 500 pessoas, em auditório, o Salão Manguaba tem um pé-direito de 4,20 metros e é o grande destaque do espaço de eventos do Radisson Maceió. As demais salas têm 2,80 metros de altura. A sala Mundaú pode receber até 150 pessoas em auditório, a Jequiá e a Roteiro possuem a mesma dimensão, porém, devido a localização da porta da primeira, é possivel atender 76 participantes, enquanto que a Roteiro tem a capacidade para 64 pessoas, no mesmo formato.

O espaçoso foyer pode dar conta dos coffee breaks e, por isso, a capacidade simultânea  de eventos no Radisson é de 700 pessoas. Para reuniões menores ou para atender como salas de apoio, no mezanino existem três espaços para dez pessoas cada, formando o Meeting Center.

Serviço
atlanticahotels.com.br

* A reportagem do Hôtelier News se hospedou no Radisson Maceió a convite da Hotel Direto