Hotel Sant'Anna: tranquilidade e natureza no interior paulista

O verde e o clima rústico são pontos marcantes do hotel (fotos: Thais Queiroz)

O cheiro de mato molhado, jardins, som de pássaros e muita, mas muita tranquilidade. Este é o clima na chegada às dependências do Hotel Sant'Anna, localizado em um ponto alto e afastado do centro da cidade de Amparo, região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Para quem vive em grandes, barulhentas e poluídas capitais fica difícil imaginar e lembrar que ainda há locais calmos, onde o ar, de tão puro, a princípio incomoda as narinas. O Sant'Anna é um empreendimento familiar - os proprietários atuam nos ramos de tecnologia e construção civil. Eduardo Lippman, diretor geral, conta que o terreno, de 35 mil m²,  foi comprado há cerca de 45 anos e há 11, as antigas propriedades de café foram transformadas em um hotel fazenda, com pequenas alas de apartamentos. Cada uma das 42 habitações possui decoração própria, mas todas preservam o estilo colonial. Por muitos anos, o meio de hospedagem tornou-se referência para quem buscava tratamentos contra os distúrbios do peso. Vendo neste público um leque de opções, a família comprou outros lotes de terras próximos ao hotel e construiu o espaço para a prática de golfe - com heliponto -, investiu em estrutura para o spa, construiu trilhas ecológicas quilométricas. A área completa do Sant'Anna soma 180 alqueires. Ainda segundo o diretor, somente em meados de 2011 a administração decidiu abrir o spa e o campo de golfe para day users. Ele garante que isto não fez o empreendimento perder hóspedes.

Este é o caminho que dá acesso às trilhas de 900 m e 2,5 km

Por Thais Queiroz*

O hotel possui diversas áreas de convívio social. Em cada uma delas, uma atividade diferente ou simplesmente o descanso ao som dos pássaros que visitam o local diariamente. Para preservar a tranquilidade dos hóspedes, somente crianças a partir dos 12 anos são permitidas, à exceção das festas de final de ano.

Suítes Ao todo são 42 quartos que possuem de 20 a 25 m², com duas camas de solteiro, uma de solteiro grande, ou cama de casal. Cada unidade apresenta uma decoração diferente, mas todas preservam o tom rústico.

A suíte presidencial é de uso exclusivo da família Sant'Anna e de seus convidados.

Lippman explica que 80% dos hóspedes são de São Paulo. Os demais costumam chegar de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. "Estamos a 50 minutos do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Queremos atrair este público também", diz.

Alimentos e Bebidas Para seguir a proposta de bem-estar e cuidados com a saúde, o Sant'Anna oferece opções saudáveis e caseiras, em todas as refeições. O próprio restaurante do empreendimento conta com ambiente tradicional e acolhedor.

Grande parte dos legumes, saladas, frutas e temperos são colhidos na horta do hotel, que tem pessoas contratadas para cuidar diariamente das plantações. Os hóspedes que estão em dieta, controlada pelo Spa Quintessência, recebem pratos específicos e podem comer em horários diferentes dos demais, de acordo com as recomendações.

O República Bar, ao lado do restaurante, serve drinques e aperitivos durante o dia e a noite. Muitos hóspedes aproveitam para degustar os vinhos da adega - escolhidos pela Enoteca Fasano by World Wine - e as variadas opções de queijos. Em dias frios, a lareira externa é ligada. 

A feijoada, servida aos sábados no restaurante do Clube de Golfe e aberto a todos, já se tornou tradicional na cidade.

Golf Club O golfe é um dos principais atrativos do hotel, procurado tanto para a prática quanto para eventos sociais. Quem se hospeda no empreendimento ganha uma clínica do esporte de cortesia. O Sant'Anna possui um campo que é cortado de fora a fora por um riacho e composto de 9 buracos e 2,8 mil jardas.

De acordo com Eduardo Lippmann, a administração pretende atrair cada vez mais eventos para o hotel, uma vez que a cidade apresenta poucas opções com estrutura para isto. Ele conta que na área do golfe, por exemplo, todas as semanas acontecem casamentos para até 400 pessoas. Batizados, confraternizações e aniversários também costumam ser sediados pelo hotel. O instrutor Douglas Nifa revela que muitas mulheres estão aderindo ao esporte, mas lamenta que a divulgação do golfe para este público ainda seja insuficiente. O golfe ajuda na disciplina, na concentração, desenvolve o pensamento lógico e estratégico, para Nifa, este é um "esporte de etiqueta que deveria ser praticado desde a infância". Com base nisto, a gerência do hotel, em parceria com a prefeitura local, fez uma seleção e selecionou 10 crianças de escolas públicas, com idades entre 9 e 12 anos. Os pequenos foram apadrinhados e receberão patrocínio do Sant'Anna para treinarem o golfe até que se tornem profissionais. Convenções O espaço destinado às convenções, principalmente corporativas, fica ao lado da entrada do hotel e da Recepção. Ele comporta até 150 pessoas em duas salas modulares. Bem-estar Academia para musculação e ginástica com professores disponíveis diariamente, piscinas, spa ou capela: todas as atividades oferecidas visam o bem-estar do hóspede. A capela foi construída pelos proprietários. Nela, casamentos mais intimistas são realizados com frequência.  O Spa Quintessência oferece cerca de 40 terapias, além do salão de beleza. Segundo Daiane Kozaka, coordenadora da unidade, ao contrário de outros spas, no hotel os clientes procuram mais por técnicas relaxantes - que duram entre 40 e 50 minutos - do que as que reduzem medidas.   Serviço Bairro Córrego Vermelho - Amparo - São Paulo 11 3509-4252 / 19 3808-7527 www.hotelsantanna.com.br *A jornalista do Hôtelier News se hospedou no empreendimento a convite do Hotel Sant'Anna.

Comentários