De 17 a 29 de janeiro, a Serra Fluminense mergulha no mundo da gastronomia e das cervejas com a 16ª edição do Petrópolis Gourmet. A tradição cervejeira iniciada na cidade imperial em 1853 dá o tema para o festival deste ano: Cerveja na Panela. Restaurantes da região vão usar a bebida na preparação dos pratos ou para harmonizar apropriadamente as opções oferecidas.
 
No restaurante Imperatriz Leopoldina, no Hotel Solar do Império, e na Pousada Tankamana, onde o chef belga Betrand Materne comanda a festa, será servido um menu completo com direito a cerveja no prato. De entrada, um leitão confit com molho agridoce de laranja e, em seguida, tournedor com risoto de aspargos e cevada cozido na cerveja com crisp de linguiça. Na sobremesa os visitantes podem apreciar uma incrível mousse de chocolate ao leite com especiarias.

“Optei por um prato leve, como o risoto, pois o verão não combina com ingredientes pesados e utilizei o seu principal ingrediente da cerveja, que é a cevada”, conta Materne. “Como acompanhamento, o crisp de linguiça harmoniza perfeitamente bem com a cerveja, tal como um tira-gosto”, sugere o chef.

Sobre o chef
Bertrand Materne, 45 anos, é belga, formado em boulangerie e pâtisserie pela Cepes de Limal (Bélgica) e traz no currículo cursos com chefs consagrados, como Paul Bocuse, além de passagens por cozinhas de restaurantes da Bélgica, Portugal e França. No Brasil, atuou por anos à frente da cozinha do Insólito Boutique hotel, em Búzios, e hoje assina os cardápios do restaurante Imperatriz Leopoldina, no Hotel Solar do Império (Petrópolis), da Pousada Tankamana (Itaipava), do restaurante Quintal das Letras, em Paraty, do Hotel Solar do Arco (Cabo Frio) e da Pousada Tutabel (Trancoso).

Serviço
solardoimperio.com.br
pousadatankamana.com.br

Foto: divulgação/Viajar Verde/Marcos Lara