Hotel Summit: Wyndham mostra como trabalha sua marca no mercado

De Salvador, Bahia*

Hotel Summit - Armando RamirezRamirez falou sobre a estratégia de comunicação nas redes sociais 

Logo após a abertura, o Hotel Summit teve apresentação de Armando Ramirez, diretor de Desenvolvimento Cone Sul da Wyndham Hotels & Resorts. Ramirez falou um pouco da estratégia de marketing da rede americana e como trabalha sua marca em diferentes canais, como as redes sociais. E, de fato, com 20 bandeiras no portfólio e presente em 80 países, esse trabalho é complexo — ou não seria?

Na sua fala, o executivo mostrou que a rede americana optou em apostar em algo muito simples e lógico. “Fizemos pesquisas que mostraram que o público conhece e valoriza nossa marca. Ela é buscada mais de 6 bilhões de vezes na internet. Temos hotéis em todos os segmentos de mercado, mas resolvemos reforçar a ligação delas com a Wyndham”, explica Ramirez. “Por isso, decidimos acrescentar o sufixo ‘by Wyndham’ a todas bandeiras”, completou.

Outros dados também embasaram essa estratégia, revela o executivo, que apresentou alguns números. Segundo Ramirez, 42% das pessoas são propensos a reservar quando veem o nome da empresa e 43% preferem marcas endossadas. Além disso, 65% dos entrevistados associam com mais facilidade a marca da empresa com o programa Wyndham Rewards.

“Notamos que bandeiras como Microtel não eram associadas à empresa. Então, ficou claro que não usar nossa marca, que é tão procurada, ao lado das bandeiras era um erro”, comentou. “Então, os proprietários dos nossos 8 mil hotéis no mundo têm até 2021 para mudar na fachada o nome do hotel, acrescentando o sufixo. No entanto, eles sabem e reconhecem que isso vai ajudá-los nas vendas, no posicionamento no mercado”, acrescentou.

Hotel Summit: rede das mídias sociais

Para finalizar a palestra, Ramirez mostrou o foco que a a Wyndham dá às redes sociais em sua estratégia de comunicação com o cliente. “Pesquisas mostram que o brasileiro é um dos povos que mais passa tempo na internet, nove horas e meia conectado diariamente. Mais ainda, gasta quatro horas todos os dias nas redes sociais”, explicou.

Segundo o executivo, a Wyndham cuida, individualmente, da comunicação de suas bandeiras nas redes sociais. “Temos uma área exclusiva na empresa e, por razões óbvias, não misturamos a comunicação delas, que têm públicos bem diferentes”, disse. “No Facebook, damos foco na comunicação de promoções. Já no Instagram, buscamos mostrar a experiência do hóspede em nossas propriedades, apostando em bonitas imagens”, concluiu. 

(*) A reportagem viajou a convite da organização

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News

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