Carlos Felipe da Cunha Faria falou sobre os benefícios
da utilização de energia solar
(foto: Aline Costa)

Carlos Faria é diretor executivo do departamento de energia solar (Dasol), que faz parte da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), e durante palestra na tarde de hoje (1o) falou sobre como os painéis solares podem reduzir os custos com energia nos empreendimentos.
 
“O investimento em energia solar se paga em dois ou três anos, muitas vezes, até antes. É melhor que deixar dinheiro no banco em aplicações de baixo e médio risco”, diz Faria, ao explicar também que os valores dos projetos variam muito de acordo com o tamanho, localização e necessidades dos empreendimentos. “E o hoteleiro é bastante cuidadoso, vai implantando o sistema aos poucos. Primeiro só para água do chuveiro, depois lavanderia, e por aí vai. Mas ele não demora a perceber que vale muito a pena”.
 
A última pesquisa feita pela Abrava mostra que 17% dos hotéis no Brasil utilizam energia solar. “A cidade de Belo Horizonte possui o maior número de metros quadrados de placas solares. São 72 m² para cada 1 mil habitantes, quatro vezes mais que a média nacional, que é de 19 m² por 1 mil habitantes”, conta Faria.
 
O Nordeste do país também tem destaque. Isso se explica pelo clima, pois quanto mais quente a região, melhor o aproveitamento das placas. Faria comenta que não conhece nenhuma pousada no sul da Bahia, por exemplo, sem a ferramenta.
 
Cidades como São Paulo, Ribeirão Preto e Jundiaí – no estado de São Paulo – e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, apresentam forte tendência de aumento em relação ao número de placas solares, pois os novos empreendimentos são obrigados por lei a adotar o sistema. O executivo conta ainda que “em países como Chipre a adesão é de 100% da rede hoteleira e 90% das residências”.
(Aline Costa)
 
Serviço