hotel toriba- toriba musicalPaganini, no violino e Capel, no piano

Encerrando a participação do Hotel Toriba no Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), o projeto Toriba Musical promove dois concertos no próximo sábado (27). As apresentações terão como atração o duo Capel & Paganini, formado pelo pianista José Roberto Capel e pelo violinista Tiago Paganini.

A primeira acontece às 16h30, ao ar livre, nos jardins do Museu Felícia Leriner. A segunda, às 19h, na Sala da Lareira, nas dependências do hotel. No repertório, os músicos tocarão peças clássicas – a maior parte delas em arranjos originais como ‘Liebesleid’, a segunda das Três Antigas Danças Vienenses, de Fritz Kreisler; e de ‘Nocturne’, de Lili Boulanger. Outras são transcrições para o violino e piano de obras escritas para outras instrumentações. Entre elas: ‘Après un rêve’, de Gabriel Fauré, original para voz e piano, e ‘Primavera’, de Antonio Vivilandi. 

O Festival de Inverno de Campos do Jordão termina sua 50ª edição no próximo domingo, dia 28. O Toriba Musical recebeu 12 concertos da programação do evento, oito na Sala da Lareira e outros quatro ao ar livre. 

Hotel Toriba: os músicos

O pianista paulistano José Roberto Capel foi aluno de Sarah Soave Leme, Mercedes Mattar e Antonio Bezzan. Integrante do Grupo Aum, participou da gravação do CD " Grupo Aum interpreta Villani-Côrtes". É membro da Sociedade Internacional Duo Pianístico de Tokyo e dedica-se à música de câmara.

O violinista Tiago Paganini, também paulistano, estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo com Cecília Guida, aperfeiçoando-se posteriormente com Elisa Fukuda. Venceu o 1° Concurso Jovens Solistas da Escola Municipal e por duas vezes o Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório (versão Câmara). Foi integrante da Camerata Fukuda e é atualmente membro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. 

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel Toriba