hotel toribaMeninas Cantoras de Campos do Jordão farão apresentação natalina

Entrando em clima de Natal, o Hotel Toriba (SP) promoverá duas apresentações do projeto Toriba Musical no próximo final de semana. Na sexta-feira (20), o empreendimento recebe o coral Meninas Cantoras de Campos do Jordão – dirigido pela mezzo soprano Mere Oliveira. No sábado (21), a soprano Francielle Barros retorna ao hotel com seu recital lírico.

O coral fará um concerto natalino às 19h, na Sala da Lareira, apresentando a cantata “E Era Natal – Um Natal de Amor”, composição norte-americana de Phill e Lynne Brower. A obra conta a história do nascimento de Jesus Cristo.

No sábado, a soprano canta acompanhada de Antonio Luiz Barker ao piano. Canções brasileiras e árias de óperas famosas darão o tom ao recital. Entre os destaques estão “Papagaio Azul”, de Edmundo Villani-Cortês; “Quando m’en vo”, da ópera La Bohème; e “I dreamed a dream”, do musical Les Misérables.

Na última edição do Toriba Musical, a Sala da Lareira foi palco do duo Moisés Ferreira e Talita Gondim, tocando violoncelo e piano – respectivamente. 

Hotel Toriba: os artistas

O coro infanto-juvenil Meninas Cantoras de Campos do Jordão foi criado pela AMECampos (Associação dos Amigos de Campos do Jordão) no segundo semestre de 2016. É integrado por 18 meninas com idades entre 10 e 17 anos, todas elas estudantes de escolas públicas e privadas de Campos do Jordão. 

O Hotel Toriba é patrocinador máster do grupo, que tem ainda como padrinhos Boulevard Genève, Escola Proª Dora Lygia, Baden Baden, Tarundú, Mercado São Bento, Hotel Vila Inglesa e Mercearia Campos, e apoio da SEA Frei Orestes. A direção musical é da mezzo soprano e professora Mere Oliveira. O grupo tem, todas as semanas, aulas ministradas por Mere Oliveira (técnica vocal, fonética e repertório) e pelo professor Fábio Fagundes (teoria musical e solfejo) – que atua também como pianista.

A soprano Francielle de Barros iniciou seus estudos musicais no Conservatório Municipal de Patos de Minas (MG) e bacharelou-se em Canto pela Universidade Federal de Uberlândia. Realiza constantemente recitais e concertos, tendo já cantado obras como "Noite de Milagres" (John Peterson), "Carmina Burana" (Carl Orff), "Cantata BWV 150" (J.S. Bach), "Stabat Mater" (Pergolesi), "Missa de Réquiem" (Pe. José Maurício Garcia) e "Missa Criolla" (Ariel Ramirez).

A cantora participou de montagens das óperas "La traviata" (Verdi), "Amélia al Ballo" (Menotti), "Suor Angelica" (Puccini), "L'elisir d'amore" (Donizetti) e "Così fan tutte" (Mozart). Atualmente estuda na Escola de Música da Fundação do Theatro Municipal de São Paulo, recebendo orientação vocal da soprano Laura de Souza e orientação camerística de Rosana Civille. Faz parte do naipe de sopranos do Coro da Fundação sob regência da maestrina Maíra Ferreira.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Toriba