MTur - Sondagem Empresarial_VerãoSegundo o MTur, 45,8% dos hoteleiros projetam aumento no faturamento

Há certo otimismo entre os hoteleiros do Sudeste com os quatro meses da temporada de verão 2020. Para 36% dos empresários do setor entrevistados, os turistas vão gastar mais em suas viagens. Outros 41,3% acreditam que a demanda pelos serviços aumentará, enquanto 45,8% projetam aumento no faturamento. Os dados integram a última edição da Sondagem Empresarial, pesquisa promovida em outubro pelo MTur (Ministério do Turismo).

O estudo aponta ainda que 63,1% dos entrevistados pretendem investir em seu negócio até março do ano. Outros 24% preveem contratar mais funcionários para a alta temporada. Os empresários ouvidos também se mostraram positivos em relação à expansão do turismo na região nos próximos seis meses. Segundo a pesquisa, 33,7% acreditam que haverá aumento na rentabilidade do setor e 42,3% esperam crescimento na demanda pelo destino.

“O otimismo dos empresários é reflexo de uma série de ações feitas por este governo que proporcionaram um ambiente propício para investimento”, avalia Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo. “Trabalhamos durante todos estes meses para melhorar a qualidade dos destinos e serviços turísticos a fim de atender aos turistas e à população. Tenho certeza de que a temporada de verão será um sucesso", completa.

MTur: mais dados

A pesquisa, que teve resultados similares a estudo anterior, avaliou ainda o desempenho dos meios de hospedagem no terceiro trimestre de 2019. Comparado com o igual período de 2018, 14,4% dos empresários disseram terem empregado mais funcionários este ano, enquanto 29,4% identificaram crescimento no faturamento da empresa. Outros 30,9% ressaltaram que a demanda pelos serviços ofertados cresceu.

Além disso, 21,8% dos donos dos meios de hospedagem entrevistados alegaram ter registrado crescimento na rentabilidade do setor de turismo no período de julho a setembro de 2019. Por fim, 29,9% declararam aumento da demanda pelo destino, enquanto 18,8% afirmaram que os visitantes gastaram mais durante a viagem.

(*) Crédito da capa: Tony Yakovlenko/Unsplash

(**) Crédito da foto: Marten Bjork/Unsplash