brotas- festivalEvento reunirá 16 restaurantes locais

O turismo gastronômico de Brotas está a todo vapor. Após receber o Broteco – Festival de Comida de Boteco de Brotas, a cidade promove o Brotas Gourmet, este ano com o tema “Viagens Inesquecíveis”. O evento contará com a participação de 16 restaurantes locais e promete movimentar a hotelaria da região. A expectativa é de 70% de ocupação entre os dias 15 e 18 de agosto.

No período, o Recanto Alvorada Eco Resort espera atingir 50% dos quartos ocupados, porém a projeção é fruto também de outra ação que o empreendimento irá receber. “Entre os dias 15 e 16 de agosto receberemos um treinamento corporativo. No dia 15 ainda temos algumas vagas”, afirma Tamires Meneghetti, responsável pelo departamento.

Já o Brotas Eco Resort está com 100% de ocupação nas datas. A vendedora do hotel, Giedri Gomes conta que o resort é outro empreendimento que irá receber um encontro de empresas no período do evento. “Estamos lotados nessas datas por conta de um evento corporativo”, afirma.

O hotel boutique Frangipani ainda está com reservas em aberto para as datas. Segundo Cristiane Espírito Santo, recepcionista, o movimento deve aumentar durante julho. “Por enquanto estamos tranquilos, mas temos a expectativa de aumentar nosso número de reservas até o evento”, diz.

No Hotel Natural Brotas, a projeção é de alcançar 70% de ocupação durante o Brotas Gourmet. “O evento foi divulgado esta semana. Ainda vamos fechar mais reservas até a data”, afirma Silvia Ribeiro, da central de reservas.

Brotas: o evento

O Brotas Gourmet este ano está com novidades. A edição 2019 trará workshops sobre comidas e bebidas e abrirá durante o dia, além das tradicionais três noites. Com duração de um mês, o evento será dividido em duas fases: entre 15 e 18 de agosto, com festa, expositores e música no Sindicato Cultural de Brotas. 

Já a segunda fase acontece entre 19 de agosto e 15 de setembro o evento segue nos restaurantes participantes. Todos os pratos foram criados exclusivamente para a ocasião e são inspirados em lembranças de viagens. “Convidamos os chefs e cozinheiros dos restaurantes locais a compartilharem nesta edição do festival algo que experimentaram em uma viagem e que tenha ficado em suas memórias. Desejamos que esses pratos também entrem para a lista dos inesquecíveis do público do festival”, afirma Rafael Barbieri, presidente da Abrotur  (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região), entidade que realiza o Brotas Gourmet.

“Nesta edição, além dos workshops de gastronomia, atividades que têm atraído muito público Brasil afora, o Brotas Gourmet vai funcionar durante o dia no domingo, tornando-se uma opção para o almoço da família brotense e de cidades da região. Eventos que unem gastronomia de qualidade e atrações culturais aos domingos durante o dia têm sido sucesso de público. E no Brotas Gourmet não será diferente”, explica Fábio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.

A estimativa dos organizadores é receber, nos quatro dias do Brotas Gourmet, cerca de 9,5 mil pessoas. O público pode, através do Facebook do Brotas Gourmet, ajudar a escolher o melhor prato do festival, juntamente com júri técnico. A avaliação será nos quesitos apresentação, sabor e inovação. “O Brotas Gourmet não só é o mais importante evento de Brotas, como também é vitrine da gastronomia do município que contribui para a evolução da atividade”, acrescenta Pontes. Terminada a festa no Sindicato Rural, o festival segue, de 19 de agosto a 15 de setembro, nos restaurantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Brotas Gourmet