Vista de João Pessoa, capital paraibana
(foto: arquivo HN / Peter Kutuchian)

O Setor de Pesquisa e Estatística da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) divulgou hoje (17) o fluxo estimado de turistas e a ocupação hoteleira no Estado em março. Conforme o estudo, a hotelaria de João Pessoa apresentou 77,4% dos seus quartos ocupados, o que simboliza um crescimento de 7% frente ao mesmo mês do ano passado.

O Fluxo Global Estimado no Estado foi de 140 mil visitantes, representando um aumento de 4,3% em face 2014. Com relação a João Pessoa, a estimativa do Fluxo Global foi de 98,6 mil hóspedes, um acréscimo de 4,3% na comparação com março de 2014. No primeiro trimestre do ano, o Fluxo Estimado foi 333 mil pessoas, o que configura um aumento de 2,78% frente ao mesmo período do ano anterior.

Na avaliação de Ruth Avelino, presidente da PBTur, a pesquisa mensal faz um acompanhamento de como está o setor da hotelaria e serviços ligados ao segmento do turismo no Estado. A executiva destaca que o 'Destino Paraíba' recebe um fluxo mensal ascendente de turistas.

"Temos que analisar friamente os números e vemos que estamos mantendo uma média de ocupação dos nossos leitos, mesmo no mês de março, que é o início da média-baixa estação. É isso que temos que destacar", frisou.

A pesquisa da PBTur revela ainda que a região Sudeste lidera a emissão de turistas para a Paraíba, com 38,43% do total. Já os destinos do Nordeste participam com outros 38,21%. O destaque em março foi o crescimento do número de mineiros (MG) que estiveram no Estado: aumento de 56,27% em comparação ao ano anterior. A região Norte contribui com 1,54% da emissão do fluxo, já o Centro-Oeste tem participação de 11,89%%, com crescimento de 6,41%; Por último, a região Sul contribui com 9,93% do fluxo, com um crescimento de 18,21% no trimestre frente ao mesmo período de 2014.

A presença de turistas internacionais teve um aumento de 61% no trimestre, sendo que os principais países emissores foram: Itália (30,48% de incidência), Alemanha (15,17%), Argentina (9,83%), Estados Unidos (7,87%) e Portugal (6,74%).  No Top10 dos países emissores entraram Paraguai e México e saíram Chile e Inglaterra.

Serviço
www.paraiba.pb.gov.br