A hotelaria apoia o projeto A Hora do Planeta, que busca promover a conscientização ambiental incentivando que as luzes do dia 27 de março sejam apagadas pelo perídodo de uma hora. 
 
A rede Starwood Hotels & Resorts América Latina surpreenderá os  hóspedes das suas propriedades mais emblemáticas situadas em Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago do Chile e Cidade do México. Diversas ações serão implementadas, como apagar as luzes das marquises exteriores, diminuir ou apagar as luzes interiores que não são essenciais, usar velas em áreas públicas adequadas como restaurantes e bares, e informar aos hóspedes sobre a participação do hotel no momento da ação através de mensagem de voz e pelos televisores dos apartamentos.
 
No ano passado, 400 hotéis da companhia a nível global permaneceram às escuras. A América Latina contou com 97% de participação sobre um total de 60 hotéis.
 
A Hilton Wordwide, também participará do movimento apagando as luzes externas dos empreendimentos e o neon dos telhados, além de diminuir a iluminação interior do lobby e das áreas de recepção e realizará jantares a luz de velas. Os hóspedes serão incentivados a não acenderem as luzes de seus apartamentos.
 
“Com mais de 3,5 mil propriedades espalhadas pelo mundo, a Hilton tem uma oportunidade única de engajar milhões de hóspedes, equipes de trabalho e a comunidade local pela causa ambiental, o que demonstra nossa responsabilidade coletiva”, diz Paul Brown, presidente global de Marcas e Serviços Comerciais da Hilton Worldwide.
 
Os hotéis cariocas participam da ação
No Rio de Janeiro, o Sheraton Barra Hotel & Suítes também oferecerá o prato orgânico badejo grelhado com alga nori, caviar negro, purê Asterix e legumes orgânicos amanteigados elaborado especialmente pelo chef José Ribeiro para a ocasião (R$ 59 por pessoa). Após o evento ambiental, este prato orgânico fará parte do cardápio do restaurante. Já o Sheraton Rio Hotel & Resort servirá um coquetel orgânico no Bar 121. A bebida chamada Green Planet Tastin possui caipirinha orgânica e virá acompanhada de uma mini bruschetta caprese (R$ 25) mais taxas por pessoa.
 
O restaurante Opium do Ipanema Plaza Hotel também participa da ação. No dia 27 e março, o jantar será servido à luz das velas que enfeitam o restaurante. O JW Marriott Copacabana oferecerá uma carta com informações sobre o projeto e serão convidados a apagarem as luzes dos seus apartamentos e irem se confraternizar no restaurante do hotel que servirá de cortesia um drink verde, lembrando a data e a preocupação com o planeta. A fachada e letreiro serão apagados, o lobby e áreas comuns terão um mínimo possível de luzes acesas (questão de segurança) e serão colocadas velas, dentre outras medidas.
 
As redes se mobilizam
Os 13 hotéis da rede IHG no Brasil farão sua parte apagando totalmente as luzes dos letreiros, fachadas e iluminação de jardins. No lobby de cada hotel, a intensidade da iluminação será diminuída. Os restaurantes Tarsila (InterContinental São Paulo) e Aquarela (InterContinental Rio) oferecerão jantar a luz de velas.
 
“Como forma de aumentar a participação nesta ação tão importante, todos nossos hóspedes serão convidados e incentivados a apagar o máximo de luzes em seus apartamentos. Se todos aderirem, teremos 3.144 apartamentos em todo o país totalmente no escuro”, diz Francisco Garcia, gerente de Operações Brasil da rede.
 
Na rede Atlantica Hotels International 72 empreendimentos hoteleiros estarão participando. O ar condicionado central de áreas comuns dos hotéis será desligado, a iluminação do lobby será reduzida e outras propostas devem ser apresentadas. A iniciativa contará com divulgação em vinhetas no Lobby Mídia, posts no Twitter, vídeo no Youtube, e-mail marketing para os colaboradores e banner no website da empresa.
 
O grupo Accor participa com os hotéis da marca Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Formule 1, promovendo jantar iluminado por velas e apagando as luzes da fachada. O Sol Meliá Hotels e Resorts também apoia a ideia.
 
A Hora do Planeta está em sua 4ª edição. Em 2009, e teve meio bilhão de participantes em 88 países. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu, a Times Square e o Cristo Redentor ficaram uma hora no escuro. A expectativa para este ano é chegar a 1 bilhão de participantes.

“Ficamos muito felizes em perceber que muitos hotéis aderiram a campanha. Lembro que o Hôtelier News foi o primeiro veículo do trade a apoiar a ação”, declara Peter Kutuchian, publisher do veículo. 
(Rhaiane Sodré)

 
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