Todo o grupo da primeira edição do Pmweb Hit the Road
(foto: arquivo HN)

               
Às vésperas da segunda edição do Pmweb Hit the Road, que começa amanhã (18), partindo de São Paulo em direção ao Texas e a Nova York, nos Estados Unidos, os hoteleiros participantes e que acompanharam a edição 2010 têm bons olhos quanto a road deste ano. “O Hit the Road tem uma riqueza de abordagem que podemos descrever em 3 fatores: o aprendizado que vem da troca de experiência com grandes players norte-americanos, que fazem marketing e hotelaria num mercado altamente competitivo e de larga escala; depois o conteúdo rico das palestras da HSMAI; e por fim a descoberta de novas ferramentas e tendências na feira Hitec”, define Paulo Gustavo Gomes, gerente de Marketing & Comunicação do Pestana Hotels & Resorts.

 
O diretor-geral do Transamérica Hospitality Group, Heber Garrido, que assim como o executivo do Pestana participou da 1ª edição, aponta que a viagem vai de encontro ao momento que a rede vem passando, na implantação de um sistema de e-Commerce. “Temos uma relação de longa data com a Pmweb. Temos outras ações estratégicas desenvolvidas com eles e entendemos que, no conjunto de nossas ações, esta é mais uma parte importante”, reflete. 

Garrido acredita que o mercado hoteleiro já vem vivendo forte mutação por conta da tecnologia e que estar no Hit the Road contribui para o processo. “A participação no evento pode acelerar isso. Principalmente na questão dos mobiles. Estamos para lançar novas soluções de forma on-line e vamos lá para reforçar isso”, completa.

 
Hoteleiras curiosas
“Na Mapie somos todas hoteleiras curiosas, estudiosas e conectadas com o que está acontecendo no mundo da hotelaria por meio de publicações, boletins, artigos e nossas próprias experiências. Queremos sempre levar referências atuais e soluções consistentes aos nossos clientes. Durante o Pmweb Hit the Road teremos oportunidade de estar em contato com novos conhecimentos, ferramentas, métodos e tecnologias da indústria hoteleira, o que certamente contribuirá para a melhoria dos nossos serviços”, elogiam Trícia Neves e Carolina Haro, da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços.
 
É justamente essa conexão com tecnologias do mercado hoteleiro que atrai Tomas Ramos à viagem. O diretor Comercial dos hotéis Othon, também veterano no road, avalia que o aprendizado do Hit the Road será manancial para pautar os próximos cinco anos da hotelaria no Brasil. “É superinteressante, há tudo o que existe de mais atualizado para o profissional da hotelaria. Os temas das palestras, o evento da Hitec. São ações que vão ditar o comportamento do mercado. É muito importante ter esse contato com novas tendências. Você tem a possibilidade de tornar tudo mais ágil no processo”, acredita.
 
Leitura específica do mercado brasileiro 
Gustavo Syllos, ex-diretor de Marketing e Vendas da rede Slaviero que agora atua como consultor na Forma & Conteúdo, pontua que esta é uma oportunidade ímpar de se discutir assuntos específicos do mercado brasileiro, como um modelo de gestão da hotelaria que seja próprio. Ele avalia que o Brasil está num momento muito promissor, demandando inúmeros turistas para outros países e, por isso, a hotelaria deve alinhar com os players estrangeiros os melhores sistemas de distribuição e gerenciamento de receitas. “Falta começarmos a ditar os modos do nosso mercado. Nós estamos num momento que devemos determinar”, alerta.
 
O executivo da Forma e Conteúdo comenta ainda que o benchmarking que o Hit the Road proporciona é deveras importante, acrescentando que o networking com parceiros de outros segmentos, que não são hoteleiros mas estão no mercado da hospitalidade, pode trazer modelos possíveis à hotelaria nacional.
 
Padrões da hotelaria global
O diretor Comercial da Othon observa que esta é uma ocasião única para estar junto de seu fornecedor de tecnologia, no caso a Pmweb, conhecendo junto a ele os avanços do mercado mundial. “É fundamental para você, junto ao teu fornecedor, ver esta tecnologia. Nós fazemos isso de modo conjunto. Não há melhor forma”, garante. “Para nós, que somos uma rede 100% brasileira, é importante estar globalizado e nos mesmos padrões da hotelaria global”, ilustra.
 
As executivas da Mapie, responsáveis pela organização e pelo relacionamento com os participantes, contam que atuar na gestão do evento trouxe satisfação, principalmente por acreditarem na proposta da Pmweb. “Entendemos que este grupo que estará no Estados Unidos conosco durante a próxima semana é um grupo seleto e privilegiado de profissionais que voltarão com conhecimentos atualizados e uma rede de relacionamentos importante”, refletem Carolina e Trícia.
 
“Para concluir, o networking do evento fortalece o trade com maturidade. Tenho certeza de este ano será novamente um grande sucesso! Parabéns à Pmweb”, aplaude Paulo Gustavo Gomes.
 
Agenda

A parada inicial dos roaders acontece em Austin, no Texas, quando Randi Zuckerberg, diretora de Marketing do Facebook e irmã de Mark, fundador e CEO da rede social, faz a abertura da Hitec – principal feira de tecnologia para a hospitalidade no mundo. Também em Austin ocorre a Revenue Optimization Conference, organizada pela HSMAI (Hospitality Sales & Marketing Association International).
 
A outra metade do evento acontece a partir do dia 22, quando o grupo desembarcará em Nova York, uma das cidades de melhor performance da indústria hoteleira dos Estados Unidos – e que, neste ano, completa uma década do trágico ocorrido de 11 de setembro de 2001.
 
A equipe Hôtelier News viajará mais uma vez com os Roaders fazendo a cobertura do evento.
(Dênis Matos)