Durante o IV Encontro de Profissionais de Compras e Suprimentos para Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares (IV Epcos), realizado paralelamente à Hotel Tec 2008, Antônio Xavier, presidente da Abracohr, e Clara Russell, da Rubi Comunicação e Consultoria, parceira da associação, realizaram um workshop voltado para a valorização do profissional de compras na hotelaria.
 

Clara Russell, da Rubi Comunicação e Consultoria,
e Antônio Xavier, da Abracohr
(foto: Chris Kokubo)
 
“Durante a palestra de hoje nós vamos enfatizar a importância do departamento de compras do hotel. Podemos dizer que o lucro do empreendimento começa com as boas compras. No entanto, nem sempre boas compras resultam em boas vendas. Muitas vezes, o preço de venda não condiz com os valores das compras, por isso é importante manter fichas técnias e cardápios sempre atualizados”, explicou Xavier.
 
Clara, por sua vez, teve como tema a liderança e a motivação dos colaboradores. “Quero focar a importância da valorização do capital humano nos resultados. São os serviços que atraem os clientes. Além do cliente interno, é preciso fidelizar também o cliente interno, ou seja, o colaborador. É importante que cada colaborador saiba da sua importância no hotel. Para isso é preciso investir muito em recursos humanos”, afirmou.
 
A Abracohr, Associação Brasileira de Compradores de Hotéis e Restaurantes, surgiu há três anos para representar e integrar a área de compras dos hotéis, bem como valorizar o profissional que lida com o assunto. Atualmente, conta com 180 associados em todo o Brasil.
(Chris Kokubo)
 
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