HSMAI - painel finalOs quatro painelistas (ao fundo) deram dicas valiosas ao público

Um painel focado em recursos humanos fechou a programação do HSMAI Sales Acceleration Meeting, aberto hoje (29) pela manhã, em São Paulo. Dicas de desenvolvimento profissional, comportamentos essenciais para vencer no mercado e orientações para aumentar a assertividade na contratação compuseram os debates.

Participaram do painel Vânia Ejzenberg, CEO da Ejzenberg Recursos Humanos; Carlos Fabbris, head de Recursos Humanos da Oetker Collection Brazil; David Pressler, diretor Regional de Vendas e Marketing Latam do IHG (InterContinental Hotels Group); e Jairo Martiniano, palestrante e coach, além de criador do Stand Up Corporativo.

Onde você quer chegar em cinco anos? Qual sua meta profissional? Para todos os painelistas, são perguntas que qualquer profissional precisa se fazer um dia. “Uma coisa que aprendi na carreira é que candidatos que não têm claro onde pretendem chegar costumam ter um grau de comprometimento muito menor”, comentou Pressler. 

“Ao mesmo tempo, é ainda mais importante saber o que você não quer para a carreira, porque é normal não ter claro”, acrescentou Martiniano. “Por isso, ter uma meta é muito importante. Agora, entenda que sonho é algo completamente diferente. Você precisa estabelecer objetivos na carreira ou ficará sempre no campo dos sonhos”, completou.

HSMAI: dicas importantes

Para encerrar, cada painelista passou dicas de desenvolvimento profissional para os presentes. Para Pressler, por exemplo, dois comportamento são fundamentais: humildade e acreditar no trabalho em equipe. “Atuo em um time com cinco diretores de Vendas. Sou o mais novo entre nós, mas não o mais inexperiente. De qualquer forma, tenho a humildade de reconhecer que preciso deles e, mais ainda, necessito de pessoas que sejam melhores do que eu no time. Usem a expertise delas para crescerem juntos”, recomendou. 

Já Vânia recomendou que cada profissional procure se reexaminar com honestidade e sinceridade de tempos em tempos. “Quem sou, onde quero estar e o que preciso fazer para chegar lá. Nem sempre é fácil, mas é muito importante fazer essa reflexão”, comentou. “Outra dica importante é sempre estudar e investir em você. Olhe para o lado de fora da janela, não foque só no produto ou serviço que precisa vender”, acrescentou. 

Fabbris falou sobre o sistema Objetivos e Resultados-chaves (OKRs, na sigla em inglês) e recomendou que todos aplicassem em seus departamentos. “É um modelo que revolucionou grandes empresas, como Google”, disse. “Outra dica importante é ser apaixonado pelo que faz. Se você é assim, certamente suas segundas-feiras são mais legais. Se não, questione-se e vá atrás do que te dá tesão”, recomendou.

“Depois de tudo que ouvi agora, fica até difícil passar qualquer outra recomendação”, brincou Martiniano. “Agora, se posso acrescentar algo, digo que fé e coragem é o que determina onde chegaremos. Não queira ser melhor do que ninguém, mas se você der o seu melhor, as coisas vão acontecer”, finalizou.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News