O maior nome recente do atletismo mundial, o jamaicano Usain Bolt, que completou 31 anos ontem (21), foi convidado pela OMT (Organização Mundial do Turismo) para ser o Embaixador Especial para o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Na lista de atribuições como embaixador, Bolt tem como principal compromisso a Conferência Global de Empregos para o Crescimento Inclusivo por Meio do Turismo Sustentável. O evento ocorre entre os dias 27 a 29 de novembro no Centro de Convenções de Montego Bay, e levantará discussões iniciais para a formação de parcerias entre a iniciativa pública e a privada. A conferência visa incentivar o turismo sustentável para o desenvolvimento, já que menos de 0,5% da verba do fundo global foi dedicada o turismo no ano passado.

No mundo todo, o turismo é o responsável por um em cada 11 empregos e essa indústria é particularmente vital nos países do Caribe. Na Jamaica, a indústria do turismo emprega uma em cada cinco pessoas. Por isso a ideia de ter um símbolo jamaicano envolvido.

A OMT acredita que no Ano Internacional do Turismo Sustentável Para o Desenvolvimento é vital que os seus embaixadores ajam como encorajadores para a mudança nas políticas de negócios e ajudem a educar os consumidores sobre a importância do turismo sustentável.

As tratativas estão em andamento e mais informações sobre essa parceria serão compartilhadas assim que forem confirmadas.

* Foto de capa: divulgação/Pixabay