De Itajaí, Santa Catarina*

A proximidade de Santa Catarina com outros países sul-americanos, bem como as oscilações econômicas vivenciadas pelo Brasil nos últimos anos, vem ditando um perfil cada vez mais comum na hotelaria de Balneário Camboriú. Tendência revelada por João Boeing, gerente geral do San Marino Cassino Resort, é que o público estrangeiro está ofuscando os brasileiros nos corredores do hotel que gerencia.

Em entrevista ao Hôtelier News, na 22ª BNT Mercosul realizada em Itajaí (SC), o executivo aponta que hóspedes estrangeiros chegam a ultrapassar os nacionais, especialmente no verão, respondendo por uma média de 50% a 80% da ocupação do empreendimento.

Diversificadas, as nacionalidades contemplam, sobretudo argentinos, mas também chilenos e uruguaios nos período de final de ano. Essa dinâmica é apontada por João como um antídoto contra a retração das vendas decorrentes do desempenho da economia brasileira.

“O fato de hospedarmos muitos hóspedes estrangeiros permite que não haja uma diminuição drástica das vendas. Só durante o inverno, quando dependemos mais do público nacional, que observamos uma oscilação maior”, afirma.

Ainda de acordo com o gerente, a ocupação da unidade na alta temporada chega à lotação, já nos meses de maio, junho e agosto a meta é estabilizar em 35%. Os prognósticos são positivos tendo em vista que nesses primeiros quatro meses foi registrado um crescimento de 12% no faturamento do hotel, motivado principalmente pelo mercado internacional, conforme Boeing.

Serviço
www.bntmercosul.com.br

* A reportagem do Hôtelier News viaja à Santa Catarina a convite da BNT Mercosul